6.10.16

CAMPANHA CONTRA EXPOSIÇÃO AO BENZENO CHAMA A ATENÇÃO PARA O RISCO DE ABASTECER O VEÍCULO “ATÉ A BOCA”

Via SINPOSPETRO-RJ -
Trabalhadores e clientes de postos de combustíveis do RJ aderem à campanha para reduzir risco de contaminação pelo benzeno.
O Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno celebrado nesta quarta-feira(5) foi marcado por várias ações desenvolvidas pela diretoria do SINPOSPETRO-RJ. Pela manhã, os diretores saíram em carreata da sede do sindicato, no Grajaú, Zona Norte do RJ, passando por várias postos de combustíveis. À tarde, a diretoria se reuniu para avaliar os projetos de segurança e saúde voltados para a categoria.

O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, destacou a importância do trabalho de conscientização para preservar a saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Ele chamou a atenção para o risco de abastecer o tanque do veículo “até a boca”. Nesse tipo de operação, a exposição do trabalhador ao benzeno triplica. Eusébio Neto pediu aos trabalhadores que observem se as normas de segurança e saúde no ambiente laboral estão sendo cumpridas. É importante que o trabalhador denuncie ao sindicato qualquer irregularidade.

Ele lembrou as novas regras de segurança e saúde que já estão em vigor com a aprovação do anexo II da NR 9, que trata sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis. O presidente informou à categoria que a partir de agora os uniformes têm que ser lavados pela empresa. “O uniforme não pode ser levado para casa, porque a roupa contaminada pelo benzeno põe em risco toda a família do frentista. A gente não sabia disso antes, quando comecei a trabalhar em posto há 30 anos não haviam debates nesse sentido, mas agora estudos comprovam que o benzeno é tóxico e cancerígeno”.

Eusébio Neto destacou que o ambiente do posto é de contaminação e periculoso, não só para os funcionários, mas também para os clientes.

QUEM  FAZ A DIFERENÇA - 
O Dia Nacional de Luta Contra Exposição ao Benzeno, além conscientizar serviu para aproximar  os trabalhadores do sindicato. O trabalho desenvolvido pelo sindicato recebeu elogios não só dos funcionários de postos, como também dos clientes. 

No Posto Bracarense, um dos maiores do Município do RJ, o cliente Alberto Gussen enalteceu a ação do SINPOSPETRO-RJ em defesa da saúde do trabalhador. Em vários postos, os clientes fizeram questão de pegar o panfleto com informações sobre como reduzir o risco de contaminação pelo benzeno.

No Posto MM, o encarregado Sérgio Murilo fez questão de afixar junto à bomba de combustível o panfleto sobre o Dia Nacional de Luta Contra Exposição ao Benzeno.

CONSCIENTIZAÇÃO - Fabiano Nunes, funcionário do Posto Bougainville, abraçou a causa e durante a campanha se associou ao sindicato. No posto K5, a funcionária Michele Santos, que é associada ao SINPOSPETRO-RJ há mais de 5 anos, elogiou a luta do sindicato para obrigar as empresas a cumprirem a NR 17, que determina a instalação de assentos no ambiente laboral. Ela, retornou ao trabalho neste mês, após o período da licença maternidade, e destacou que o banco para o descanso entre um abastecimento e outro foi fundamental no período de gravidez.
*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.