2.2.19

RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA COM POESIA [VÍDEO]

ILUSKA LOPES -

Confira a instigante conversa de Luciano Siqueira com seu amigo-irmão e revolucionário Marcelo Mário de Melo. Um bate papo sobre cultura, literatura, poesia, política e a resistência democrática nestes tempos sombrios em que o país se encontra. E ainda Marcelo recita dois poemas de sua autoria e apresenta seu mais novo livro AdVersos Resistentes.


Marcelo Mário de Melo é poeta, escritor, jornalista, intelectual pernambucano, ativista político. Nasceu em Caruaru, foi para o Recife com nove anos de idade. Integrou-se ao PCB aos 17 anos, foi fundador do PCBR em 1968, atuou na clandestinidade, teve a prisão preventiva decretada em 1970, foi preso político em Pernambuco de março de 1971 a abril de 1979. Filiou-se ao PT em 1980, desfiliou-se em 1990 e reintegrou-se em 1994, sem ter se ligado a nenhum outro partido no intervalo, “o que equivale a um segundo casamento com a mesma mulher”, como ele mesmo costuma dizer. Escreve principalmente poemas, histórias infantis, mini-contos e textos de humor.


Luciano Siqueira é norte-regiograndense de Natal, formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, foi vice-prefeito da cidade do Recife, onde exerceu o mandato de vereador de 2009 a 2010 e de fevereiro de 2011, em diante deputado estadual pelo PCdoB; novamente vice-prefeito do Recife, eleito em 2012 e, sobretudo, militante por um Brasil soberano e socialista.