27.4.16

TEMER, SEM VOTO, APELA ATÉ PARA PAI DE SANTO PARA SER PRESIDENTE

EMANUEL CANCELLA -

Dilma tem experiencia com tribunais de exceção, já enfrentou na Ditadura o Tribunal Militar que a condenou e agora enfrenta outro julgamento espúrio.


Uma semana antes da votação da admissibilidade da abertura do processo do impeachment, o vice Michel Temer foi procurar o pai de santo, Mestre Bita, no Maranhão. Fernando Collor também consulta Bita e dizem que o ex-presidente josé Sarney não dá um passo sem consultar esse pai de santo.

Convicto que vai ocupar a cadeira da presidente Dilma, inclusive com as bênções do pai de Santo, Temer já começou a escolher o ministério. Apesar de a performance de Temer ser totalmente espúria, as chances de ele assumir são grandes, entretanto a história já decepcionou muitos prováveis eleitos. Ainda mais, nas atuais circunstâncias, em que a presidente Dilma já disse, aqui no Brasil e no exterior, que querem tirá-la do governo através de um golpe, simplesmente porque ela não cometeu crime algum, condição única prevista na Constituição para se afastar uma presidente. Dilma tem experiencia com tribunais de exceção, já enfrentou na Ditadura o Tribunal Militar que a condenou e agora enfrenta outro julgamento espúrio.

Seria bom Michel Temer conversar com Aécio Neves e Fernando Henrique que já viveram essa sensação de ser eleito, ou quase isso, e depois tiveram que recuar. Aécio Neves chegou a festejar com a família e amigos a vitória na eleição contra Dilma, pelo voto, e já deveria ter um ministério pronto e depois teve que desmontar o pseudo governo.

Em 1985,  Fernando Henrique Cardosos, aliado de Aécio e de Temer, foi mais arrojado e chegou a sentar na cadeira da prefeitura de São Paulo, que acabou  não ocupando. Foi , na ocasião, derrotado, legitimamente, no voto, por Janio Quadros que desinfetou a cadeira antes de ocupá-la.

A mídia está eufórica com a chegada de Temer ao poder. A revista Veja já trata a mulher de Temer como primeira Dama, Marcela Temer: “Bela, recatada e do lar.”.

Se depender do pai de santo, da Justiça, da mídia, do Congresso Nacional, do MPF, PGR e do STF, Michel Temer é presidente. E apesar de não fazerem nada, esses, mais do que ninguém, sabem que é golpe. Não contra o PT ou a Dilma, mas contra o Brasil e nossa democracia!

De qualquer modo, pesquisas de vários institutos, através de números, mostram que Michel Temer jamais chegaria ao poder através do voto. Tanto partidários da presidente Dilma e como  contrários rejeitam Michel Temer.

A Constituição federal no artigo primeiro diz: “ Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”.  Se o povo rejeita Michel Temer, ele vai governar para quem?

*Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).