27.4.16

REDE FORZA FECHA POSTOS E PROMOVE DEMISSÃO EM MASSA NO RIO DE JANEIRO

Via SINPOSPETRO-RJ-

Eusébio Pinto Neto, presidente do SINPOSPETRO-RJ, em reunião com representantes da Rede Forza.
Descumprindo o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho(TST), a Rede Forza fechou 28 postos de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro e promoveu uma demissão em massa na empresa. Essa barbárie ceifou o emprego de cerca de 270 trabalhadores. Os cortes foram feitos sem qualquer comunicado ou negociação prévia com o SINPOSPETRO-RJ. De acordo com TST, as demissões coletivas devem ser negociadas com os representantes dos trabalhadores, para que fique garantido o pagamento da rescisão e a manutenção dos benefícios por um determinado período, caso contrário, cabe a entidade de classe exigir na Justiça a nulidade da dispensa, a reintegração e o pagamento de indenização aos trabalhadores.

As primeiras informações, sobre o fechamento de unidades da Rede Forza  no Rio de Janeiro, foram repassadas ao presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, pelos diretores do sindicato que visitam diariamente postos de combustíveis. Preocupado com a situação dos trabalhadores, o sindicato solicitou uma reunião com os representantes da Rede para se inteirar da situação e tomar medidas cabíveis. No encontro, a empresa se mostrou solicita alegou o encerramento de contrato com a BR Distribuidora e dificuldades financeiras para manter os postos abertos.

A explicação, no entanto, não justifica os meios e o sindicato cobrou da empresa o cumprimento das leis trabalhistas, o pagamento da indenização e a manutenção dos benefícios aos empregados demitidos, conforme o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Há jurisprudência na Justiça que condiciona a demissão em massa à manutenção de benefícios, sendo que além das verbas rescisórias pagas, o empregador tem que garantir por um tempo determinado auxílio-alimentação, abonos e etc.

Em resposta oficial ao SINPOSPETRO-RJ, a Rede Forza informou que as demissões atingiriam dois terços dos seus funcionários- 270 trabalhadores. A empresa também se comprometeu a apresentar no ato da homologação a guia do FGTS e o pagamento da multa de 40%. No documento, a empresa frisa que todos receberiam os seus direitos.

EMBUSTE

A Rede Forza rasgou o próprio ofício de comprometimento encaminhado ao SINPOSPETRO-RJ, ao não agendar as homologações no sindicato, como é previsto por lei, e mandar os ex-funcionários buscarem os direitos na Justiça. Entre os demitidos, há trabalhadores com mais de 10 anos de contrato. Essa arbitrariedade não vai ficar impune, o sindicato já estuda medidas jurídicas para garantir todos os direitos dos trabalhadores, como a própria empresa propagou.

ABUSO-BANCO DE HORAS
Sem qualquer discussão com a diretoria do SINPOSPETRO-RJ, que representa os trabalhadores de postos de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro, a Rede Forza emitiu comunicado de aviso prévio concedendo aos ex-funcionários folgas remuneradas, para compensar eventuais horas extras realizadas e acumuladas no banco de horas. Essa é uma prática ilegal de pagamento de hora extra, já que o funcionário está desligado da empresa. A Forza ainda esclarece no documento que a medida se faz necessária por causa momento econômico, desconsiderando que a crise é fatal para o trabalhador e principalmente para o desempregado.

É importante ressaltar que a Convenção Coletiva do Município do Rio de Janeiro proíbe o banco de horas. Esse procedimento, no entanto, se torna ainda mais ilegal, se ocorrer no período de aviso prévio. A determinação da empresa de compensar com folgas horas extras trabalhadas, que deveriam ser pagas em dinheiro, é desrespeitosa, absurda e coercitiva. A diretoria do SINPOSPETRO-RJ não vai deixar essa medida passar impune. O trabalhador não pode pagar pela má-fé ou má administração da empresa.

REDE FORZA
A Rede Forza foi fundada em 1999 e chegou a ter 40 postos de combustíveis no Estado. As principais unidades ficam no Município do Rio e nas cidades da Baixada Fluminense. A princípio, apenas três postos permaneceriam abertos, após essa degola, mas a diretoria do SINPOSPETRO-RJ constatou que algumas unidades estão reabrindo. Então por que demitir sem rescisão e fazer novas contratações?

REUNIÃO
O SINPOSPETRO-RJ convoca todos os funcionários demitidos da Rede Forza para participar de reunião decisiva, na próxima sexta-feira (29), às 10h, na sede da Força Sindical do Rio de Janeiro. No encontro serão discutidas as estratégias de luta para garantir e resgatar os direitos e a dignidade dos trabalhadores. A sede da Força Sindical fica Rua Silvino Montenegro, 88 - Gamboa.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.