12.9.15

SUL E SUDESTE TEM 56% DO POVO MAS SUB-REPRESENTADOS NO CONGRESSO, SUBVERTENDO A DEMOCRACIA

JOÃO LUIZ GARRUCINO -


Faz tempo queríamos chamar a atenção para o grave problema da sub representação dos Estados das regiões Sul e Sudeste como forma de subverter a democracia atual e alimentar a corrupção através do coronéis das demais regiões do Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Mantendo praticamente a mesma distorção do regime militar que chegou até a acabar com o Estado da Guanabara para conseguir maioria no suposto Congresso a partir das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste e reduzindo a pó os Estados do Sul e sudoeste.

Enfim a estrutura autoritária da ditadura continua a mesma quanto a isto mesmo após trinta anos do final do regime o que revela que o regime continua o mesmo nas mãos das mesmas elites corruptas que articularam o golpe de 64 e depois o afastamento dos militares da fachada do poder.

Os militares foram apenas bonecos nas mãos das elites corruptas e da CIA e EUA mas tudo continua em casa, apesar de todos os fogos de artifícios que vimos nos últimos trinta anos de suposta democracia mas com enorme lavagem cerebral com as mídias em lugar dos tanques, da Globo e demais mídias adestradas.amestradas ou teleguiadas.

No entanto tivemos dificuldades para conseguir os dados concretos sobre as representações no Brasil e nada falam nas mídias, nem nos partidos e governos, e tampouco achamos no site do IBGE que parece ignorar o cidadão comum apenas com dados técnicos e burocráticos para quem é da área.

O que conseguimos foi que 56% do povo vive nas regiões Sul e Sudeste e 41% nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Norte.

Uma diferença de 15% que não vemos nas representação do Congresso.

Achamos quanto aos deputados na Câmara mais ou menos que as regiões Sul e Sudoeste tem 49,99% e as regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste tem 49,99...

Ou seja a mesma representação apesar da diferença de 15% no total quanto a população destas regiões.

Significa dizer que cada cidadão das regiões Sul e Sudoeste vale muito menos do que os demais cidadãos das demais regiões.

Significa dizer que as demais regiões do Nordeste, Centro Oeste e Norte estão abocanhando mais dinheiro público através dos seus coronéis mas este dinheiro sequer chega aos povos destas regiões como sabemos.

O nome disto é corrupção institucionalizada até na forma de representação das regiões e dos Estados no Brasil.

Embora os cidadãos das regiões Sul e Sudoeste pagam mais impostos ou o governo arrecada mais nestas regiões, todo este dinheiro não retorna a estas regiões e acabam desviados para outras regiões ou para os bolos dos coronéis não chegando também aos povos de tais regiões.

Os dados acima servem apenas para ilustrar a ideia geral e sugerimos que alguém que tenha acesso a tais dados levante isto e divulgue melhor.

Não conseguimos os dados do Senado embora tenhamos procurado no google e no site do Senado, mas deve ser pior ainda a sub representação das regiões Sul e Sudoeste.

O Correto seria eleger um senador para cada milhão de habitante ou eleitores e mais nada e apenas um por Estado se tiver população ou eleitores abaixo de hum milhão.

Parece pequeno detalhe ou algo simples mas poderia ser um bom começo para avançar na democracia corrigindo-se tais distorções na democracia atual e uma forma de deter a corrupção e o coronelismo.