5.5.19

GURUFIM

LUIZ ANTONIO SIMAS -

Muita gente falando do gurufim da Beth Carvalho. Eu mesmo enchi a moringa e cantei. Mas o que é o gurufim na cultura popular?


Luiz da Câmara Cascudo sugere que a palavra "gurufim" seja originada de golfinho. Um exemplo de dialectação. Nas culturas antigas do mediterrâneo era o golfinho que acompanhava as almas dos finados para o reino dos mortos. Algumas civilizações africanas ligavam morte, mistério e mar, fato reforçado a partir do infame comércio negreiro.

O gurufim propriamente dito não era o velório com festa. Era uma brincadeira específica que se fazia durante velórios. Para distrair o ambiente, alguém começava: Gurufim não está aqui, foi pro mar. Gurufim não come. O coro respondia: Quem come então? E alguém respondia: o tubarão, a tainha, a baleia, o robalo, etc. Não valia repetir nome de peixe. Repetiu? Tá fora do jogo.

A brincadeira acabou designando as festas de velórios, muito comuns entre descendentes de bantos, nas comundades pobres do Rio de de São Paulo, e no mundo do samba. Festeja-se para espantar a dor e garantir a partida tranquila da alma.

Na tradição popular, ainda há outro componente nessa encruza. Dizia-se que a morte, quando levava um, levava três. Os mais velhos falavam, então, que a festa era também para distrair a morte, que assim passava reto e não ficava de olho em mais duas pessoas.

A brincadeira específica do gurufim praticamente sumiu. Mas o hábito de beber e cantar ainda é forte no mundo do samba, que chama de gurufim, ainda que a brincadeira não seja realizada, o velório com festa.

Sugestão de leitura para os gurufins no samba: Paulo da Portela: Traço de União entre duas culturas. Marília Barboza e Lígia Santos escrevem sobre o gurufim do Paulo. O verbete do Dicionário do Folclore, do Câmara Cascudo, dá pistas boas. Há ainda uma reportagem sensacional da Revista O Cruzeiro, de 14/9/1946, chamada "Gurufim, o samba da morte", do Nelson Mota (não é o jornalista atual, é óbvio).

Aqui e ali escrevi, em alguns trabalhos sobre o samba e crônicas, a respeito de gurufins. Vou gravar um vídeo mais específico sobre o tema. A morte na cultura popular me interessa bastante.

O gurufim é uma encruzilhada nas multiplas festas da morte, da vida e das culturas.

Fonte: Facebook