24.1.19

SERÁ QUE ESTE PAÍS NÃO TEM SAÍDA?

WILSON DE CARVALHO -

Fiquei estarrecido com esta matéria de ontem (23) no UOL: - “Maracanã prevê demolir Estádio Célio de Barros para construir shopping e hotel. Elaborado pela concessionária, o projeto está na mesa do governador Wilson Witzel”. Antes de mais nada, o UOL não dá o nome da concessionária, a Odebrecht, que deveria sair do Maracanã e da Supervia, também pessimamente administrada. Em segundo lugar, aprovar este projeto que é do governador Sérgio Cabral, o qual prevê também as demolições do Museu do Índio, do ótimo Parque Júlio Delamare, de esportes aquáticos e de uma realização de Copa do Mundo, e um colégio, modelo consagrado. Ou seja, projeto para acabar com um complexo esportivo e prejudicar mais ainda a falida educação no país. Hotéis e shoppings, temos em excesso. Surgirá ,inclusive, mais um, próximo ao Maracanã, em dois anos, ocupando a área da então majestosa sede do América, destruída por maus dirigentes.

Estádio Célio de Barros poderá dar lugar a um shopping e um hotel no Maracanã (Reprodução/UOL)
Na época do governo anterior, a pressão da sociedade foi tão grande que a turma do Cabral desistiu do projeto que só iria favorecê-lo, juntamente com a Odebrecht, a quem sugeriu, posteriormente, que devolvesse o estádio. Cabral tentou tudo para justificar o diabólico projeto, até mesmo destruindo, na madrugada, a pista de atletismo do Célio de Barros. O que impede até hoje, a prática também de outros esportes como bocha, por exemplo.

Ora, “meu xará”, será que o senhor irá entrar nessa? Ao contrário, o senhor deveria voltar o Maracanã para o comando do Estado e revitalizar o complexo esportivo, uma raridade neste país, neste caso com a vantagem também de contar com todas as modalidades de transportes e excelente localização, no meio da cidade do Rio e próximo à Baixada Fluminense.

O senhor irá beneficiar milhares de jovens com a prática de esportes, base para recuperar uma sociedade. Quem sabe, até, contribuir muito para nos tirar da vergonha nas Olimpíadas, entre outras competições internacionais. Formar campeões. Potencial não nos falta. Os torcedores também precisam se livrar de ingressos proibitivos, por força da privatização. Tudo, aliás, está errado, pois o Estádio Municipal do Maracanã e o Teatro Municipal passaram, por ordem do Governo Militar, para o comando do Governo Estadual. Em São Paulo, o Pacaembu é muito bem administrado pela Prefeitura. Recupere o Complexo, Sr. Wilson, o senhor estará ajudando para tirar milhares de jovens do crime e da ociosidade.