30.9.18

UNIÃO SUPRAPARTIDÁRIA, MULTIDÕES OCUPAM AS RUAS DO BRASIL CONTRA CANDIDATO FASCISTA [VÍDEO]

ILUSKA LOPES -

Cinelândia tomada por multidão feminina (fotos e vídeo: Daniel Mazola)
O sábado (29) foi repleto de manifestações contra Jair Bolsonaro, atos ocorreram em mais de 60 cidades, incluindo capitais como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Porto Alegre, Vitória, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Também aconteceram protestos em outros países, entre eles Alemanha, França, Suíça, Itália, Espanha, Irlanda e Portugal.

Panorâmica da Cinelândia, centro do Rio (foto: Francisco Proner /reprodução)
O que vi nas ruas ontem foi uma maravilha, multidões, principalmente de mulheres, desfilaram na Cinelândia repudiando o obscurantismo, cheias de coragem e determinação. O dia 29 de setembro marcou o momento em que as mulheres brasileiras tomaram a frente do processo político nacional. Conseguiram algo que a esquerda almejava há décadas e não conseguia: a união suprapartidária contra um inimigo comum. É óbvio que nada está resolvido, o oponente vai lançar algum tipo de contra-ataque. Mas a mobilização das mulheres mostrou qual caminho seguir para fazer com que o futuro volte a ser promissor novamente.

Marielle, presente!
Cheguei ao centro da cidade às 15h aproximadamente, a Cinelândia ficou pequena, centenas de milhares foram ao tradicional palco de eventos políticos. No geral as pessoas portavam bandeiras, usavam camisetas com a hashtag #EleNão e carregavam cartazes com mensagens contra o totalitarismo, o machismo, o racismo e a homofobia. Em ritmo de 'Bella Ciao', cantamos: Uma manhã, eu acordei / E ecoava ele não, ele não, ele não, não, não / Uma manhã, eu acordei / E lutei contra o opressor (...) Somos mulheres, a resistência / por um Brasil sem fascismo e sem horror / Vamos à luta / Pra derrotar / O ódio e pregar o amor. A Defensoria Pública acompanhou o ato público para garantir o direito de todas e todos à livre manifestação.

Daniel Mazola, Iluska Lopes e Alessandra Scangarelli
Repudiado cada vez mais pelo público feminino por causa de suas posições misóginas, outros milhares de manifestantes foram ao Largo da Batata, na capital paulista, dizer "ele não". Manifestações favoráveis ao candidato também aconteceram simultaneamente em Copacabana, no RJ, e no Pacaembu, em SP. Fiasco total, poucos presentes.

Alessandra Scangarelli, Iluska Lopes e Soraya Rangel
Foi um dia lindo no Rio, especial, histórico, cheio de amor, as mulheres estão mudando o panorama político nas vésperas do pleito eleitoral, que venham as eleições. Ele não!