16.9.15

TRAÇO AFIADO DE AROEIRA PRODUZ A MELHOR CHARGE DO SÉCULO XXI

ILUSKA LOPES -


Ontem, terça-feira, o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, publicou uma charge que resume o espírito de uma época, em que jornais conservadores formam o pelotão de fuzilamento de um governo legitimamente eleito.

Desde o início do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, os barões monopolistas da velha mídia e suas publicações conservadoras como Globo, Folha, Estado de S. Paulo e Veja não têm feito outra coisa a não ser tentar desestabilizar a administração legitimamente eleita pelo voto popular.

O ultimo e repugnante episódio foi o editorial da Folha de domingo, em que o jornal concedeu à presidente da República sua "última chance": ou cumpria a agenda draconiana exigida pela família Frias ou seria fuzilada.

A presidente Dilma disse que fará de tudo "para impedir que processos não democráticos cresçam". Recomendo a mandatária da Nação que não perca mais tempo e faça o que o presidente Lula já deveria ter feito, corte ao máximo as verbas governamentais para os velhos barões golpistas, e apoie financeiramente os veículos de comunicação, sites, blogs e coletivos de mídia que respeitam os valores republicanos, libertários e democráticos.

Reforma administrativa na próxima semana

A presidente disse nesta terça-feira que seu governo apresentará até quarta-feira da semana que vem a reforma administrativa, que incluirá fusões de ministérios e eliminação de cargos comissionados.

Em entrevista a jornalistas após cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff defendeu que o Brasil tem todo o arsenal necessário para superar as dificuldades que vem enfrentando e afirmou que o país fará os ajustes necessários e seguirá em frente sem deixar conquistas para trás.

Também afirmou que o Brasil é maior do que fazem crer aqueles que ela chamou de “pessimistas de plantão”.