11.9.15

ESTRÉIA HOJE ÀS 17H NA OAB-RJ, "OS IRREDENTOS - UMA ODE À LUTA DO POVO. A ESPERANÇA DOCUMENTADA". A ENTRADA É GRATUITA

Por REDAÇÃO -

Dia 5 foi em São Paulo, hoje, o lançamento será no Rio de Janeiro.
Após o grande sucesso que foi o lançamento no Memorial da Resistência de São Paulo (fotos abaixo), no último sábado (05), Os Irredentos – Uma ode à luta do povo. A esperança documentada”, estréia hoje no Rio de Janeiro.

Imagens do lançamento no ultimo sábado em São Paulo. No alto à esquerda: Clara Marighella, viúva de Carlos Marighella e Beatriz Canabrava. Também no alto à direita: Paulo Gomes Neto, Geraldo Sardinha e o diretor do documentário, Dario Santinni. O público compareceu em grande número e participou do debate após a exibição do filme.
Repleto de assuntos e personagens, é necessário ressaltar que "Os Irredentos" é um instrumento eficaz para olhar o presente, sem tirar os olhos do passado e assim projetar o futuro. O documentário nasceu dos anseios de recuperar as histórias de alguns lutadores do povo brasileiro. Pessoas que dedicaram suas vidas à luta, construindo alternativas em momentos históricos do Brasil e da América Latina, como frente à ditadura civil-militar, e que até hoje dedicam suas forças e sabedoria para construção de um outro mundo, mais justo e mais humano.

Os produtores, Paulo Gomes Neto (ex-preso político, militante da ALN) e Geraldo Sardinha (ex-preso político, militante do PCBR, PCdoB e MLN), lembram que esse já é o segundo documentário que realizam sobre militância política. O primeiro foi “Calabouço 1968 – Um tiro no coração do Brasil”, sobre o assassinato do estudante Edson Luís, em março de 1968, oito meses antes do famigerado AI-5.

O diferencial desse documentário é a abordagem política pela ótica dos militantes. Isso para mim é principalmente um projeto de vida, é fundamental fazer o resgate histórico e repassar o legado político às novas gerações. Os jovens precisam saber que muitas batalhas foram travadas em defesa deste País e quem esteve na linha de frente da luta”, afirmou Paulo Gomes Neto.

LANÇAMENTO NO RIO DE JANEIRO É HOJE

Hoje, sexta-feira (11), o lançamento será às 17h, na OAB/RJ (Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar – Centro)A atividade será gratuita e não é necessário se inscrever. Imperdível!

PROGRAMAÇÃO

17h00 – Exibição do documentário “Os Irredentos”

18h30 – Debate

Maria Prestes (Militante do Partido Comunista Brasileiro - PCB, viúva do Cavaleiro da Esperança, Luís Carlos Prestes);


Pablo Videla (Partido Revolucionario de los Trabajadores-Ejército Revolucionario del Pueblo (PRT-ERP);


Julio Santucho (Partido Revolucionario de los Trabajadores-Ejército Revolucionario del Pueblo (PRT-ERP);


Raphael Martinelli (Ex-preso político, militante da Ação Libertadora Nacional - ALN);


Francisco Soriano (Dirigente do Sindipetro-RJ, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário – PCBR e Ação Libertadora Nacional – ALN);


Dulce Tupy, (Militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário – PCBR e editora do Jornal O Saquá);


Paulo Mello Bastos (Brigadeiro, ex-piloto da Aeronáutica);


Pedro Alves (Fundador e militante do MR-8);

Paulo Gomes Neto (Ex-preso político, militante da Ação Libertadora Nacional - ALN);

Geraldo Sardinha (Ex-preso político, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário - PCBR, Partido Comunista do Brasil- PCdoB e Movimiento de Liberación Nacional-Tupamaros - MLN).



Os Irredentos – Uma ode à luta do povo. A esperança documentada” é uma produção de Paulo Gomes Neto e Geraldo Sardinha em parceria com a Gesto de Cinema Produções e o Levante Popular da Juventude, teve o apoio do Instituto Rede Democrática - IRD, Sindicato dos Petroleiros - Sindipetro-RJ, Jornal O Saquá, OAB-RJ, Memorial da Resistência de São Paulo – Núcleo da Memória Política.

Informações:
Daniel Mazola – (21) 9685.55666 – danielmazola@hotmail.com
Paulo Gomes Neto – (21) 9973.63930 – paulo.gomes021@gmail.com

Confirme sua presença no Facebook:
https://www.facebook.com/events/449408818597941/