25.6.14

“CANIBAL DO AJAX” ATACA OUTRA VEZ

ALCYR CAVALCANTI - 

A Copa do Mundo “Padrão FIFA” que seria um modelo de organização, não tem correspondido às expectativas. Nas arenas padronizadas onde rola a bola, e o jogo se define, tem deixado muito a desejar. Com recordes de publico e espectadores em todo o planeta tem sido prejudicada por arbitragens medíocres, onde muitos jogos são decididos no apito. Muitas seleções têm sido prejudicadas, motivo de uma investigação da Interpol sobre manipulação de resultados, influenciando as casas de apostas milionárias, uma investigação que pode ou não chegar a um resultado final. O México precisou fazer três gols para que um fosse validado, foi apenas um dos inúmeros casos que mancham a copa das copas. Arbitragens pífias destoam de um torneio onde foram investidos bilhões de dólares, não sabemos e talvez nunca poderemos saber quais os verdadeiros motivos por trás da “lambança”. A última trapalhada de arbitragem foi feita pelo árbitro mexicano Marco Rodriguez que não viu a atitude canibalesca do atacante uruguaio Luis Suárez que mordeu o ombro do zagueiro italiano Chiellini. 

Futebol é paixão 

Todos nós sabemos da enorme paixão que envolve o futebol, que às vezes pode chegar às raias da loucura, onde o coração é posto na ponta da chuteira e às vezes nos dentes de um jogador. A Itália foi campeã em 2006 com uma campanha heroica, mas também pelas provocações de Marco Materazzi que fez o astro francês Zinedine Zidane perder a cabeça, e para “lavar sua honra” deu uma cabeçada no peito do zagueiro e foi expulso. A França ficou sem seu maior jogador (e talvez o melhor da Copa 2006) e perdeu o torneio. A celeste olímpica sempre atua com paixão, a conhecida garra uruguaia, mas dessa vez passou todos os limites e poderá ficar sem o seu melhor jogador para as partidas finais. O Comitê Disciplinar da FIFA de acordo com o artigo 77 abriu um processo disciplinar contra o atacante da celeste Luis Suarez por ter dado uma feroz mordida no zagueiro italiano Chiellini, irritado com a marcação constante em cima dele. De acordo com a entidade a Federação Uruguaia tem até às cinco horas da tarde do dia 25 de junho para apresentar sua defesa. A FIFA poderá usar testemunhas e provas fotográficas e/ou de vídeos conforme seu regulamento.  A confusão ocorreu aos 34 minutos do segundo tempo, Luis Suarez mordeu Chiellini no ombro, e para evitar a punição atirou-se ao chão. Aos 36 minutos do segundo tempo, dois minutos depois, o zagueiro Godin fez o gol que classificaria o Uruguai. 

O “Canibal da Copa 2014 

Luis Suarez é um dos melhores atacantes do futebol mundial, atua sempre com muita vontade, para ele não tem bola perdida. Na Copa 2010 foi um dos responsáveis pela classificação uruguaia às semifinais. Em Montevideo é festejado como herói. Mas tem tido uma passagem conturbada por onde passou. No Ajax da Holanda em 2010 foi afastado das partidas com a punição de sete jogos por ter mordido um zagueiro adversário. A imprensa esportiva não perdoou, e passou a chamá-lo de “Canibal do Ajax”. Recentemente em 2013 ao defender o Liverpool no campeonato inglês, onde foi artilheiro, recebeu punição rigorosa, e foi suspenso por dez partidas por morder o jogador Ivanovic do Chelsea. O técnico da seleção celeste Oscar Tabárez minimiza o episódio mesmo diante da repercussão negativa e afirmou durante entrevistas após o jogo: “Eu não vi nada, nem o juiz. Acho que há uma hostilidade evidente em relação a Luis”. Da mesma forma pensa Lugano, o veterano zagueiro uruguaio que acusa os italianos de estarem forjando a mordida., e a cicatriz no ombro de Chiellini seria coisa antiga. O zagueiro italiano acusou a arbitragem e a FIFA por proteger Suarez,  o principal jogador uruguaio para os jogos seguintes. Polêmicas à parte quem sempre lucra é o nosso, o vosso capitalismo para uns tardio, para uns nos estertores, mas que ainda tem os dentes do capital muito afiados. A rede Mac Donald’s pode aproveitar o astro da seleção uruguaia para ilustrar seus dentes em mordidas mais apetitosas em seus sanduíches vendidos do Alasca ao extremo da terra. A mordida apesar de eficiente não foi saborosa. Depois da mordida Luisito limpou a boca e fez cara de nojo. São coisas do esporte mais popular do mundo. Futebol é paixão.