30.6.14

A POLITICALHA DO RIO, CONTINUA ENJOANDO. NO PP QUEM TEM VOTO E PRESTÍGIO ESTÁ NO AEZÃO

HELIO FERNANDES -

O presidente do partido Ciro Nogueira, enganou a todos, deu um verdadeiro golpe. Foi chamado de “traidor, vendido, covarde”, e teve que sair escoltado por seguranças. A convenção (?) que apoiou Dilma, levou 5 minutos.

Além do mais, a reunião não se realizou no local adequado e sim numa sala de Comissão do Senado. Ciro Nogueira pediu a todos que assinassem, como se fosse a confirmação da presença. 

No PP, quem tem voto e prestígio, está com Aécio 

A parte mais poderosa do PP entrou imediatamente com um recurso na Justiça. Sete diretórios estão contra essa convenção relâmpago. O governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, e o senador Dornelles votarão em Aécio. 

César Maia 

A desistência de Cabral ao senado e a indicação de César Maia, continuam provocando enorme repercussão negativa. Muitos insistem com Cabral para disputar. Com isso, quem passou à frente foi o ex-jogador Romário.

Eduardo Paes concentra grupo de apoio a Dilma. A última derrota de Maia fora do âmbito municipal, foi para senador.

Estão todos tão insatisfeitos, que procuram nomes para jogar contra o ex-prefeito, certos de que ele não ganha mesmo. Partem até para o absurdo: querem lançar Carlos Lupi, do PDT. Este não ganha nem com o apoio do Papa Francisco. 

A mistificação da CPI mista 

É uma farsa, orquestrada pelo governo e oposição. Enquanto assistem a Copa, e se divertem ouvindo varias vezes os mesmos personagens, não existe nada de positivo. É uma vergonha para o governo, vexame para a oposição, desgastada nos “líderes” que comandam tudo. 

O “baixo clero” da Câmara 

Não têm direito a coisa alguma. Representam praticamente a maioria, mas são comandados pacificamente pelos “líderes”. A culpa é deles mesmos. Deviam se organizar, contestar, protestar, exercer os seus direitos. Ficam olhando, passivamente. 

Amparo à corrupção 

Falam cada vez com mais intensidade na candidatura de José Roberto Arruda para governador de Brasília. É uma extravagância, uma vergonha e uma provocação ao cidadão-contribuinte-eleitor.

Se existe alguém que não precisa nem de investigação para ser considerado inelegível é esse. Era senador, renunciou para não ser cassado. Depois se elegeu governador, terminou o mandato na Papuda. Como é que agora pode ser registrado? E a “ficha limpa”? 

Os que apoiaram a ditadura, fingem de democratas 

É inacreditável. Serviram aos generais torturadores, foram servis, quem serviu a esse regime execrável, agora se serve da democracia. Quem sabe, farão parte dos CONSELHOS que Dona Dilma quer implantar?

A presidente, quase chegando à reeleição, não por ela mas pelos adversários, pretende governar (?) sem o Legislativo tradicional. Prefere os representantes NOMEADOS, melhor (para ela) do que os ELEITOS. Que República. 

Campos-Marina tão insatisfeitos, que procuram 

Agora, os dois estão oficialmente divergentes na mesma legenda. Incompreensível a até mesmo indecifrável, que se juntem sem a menor coincidência, seja lá do que for. Os dois têm um passado completamente divergente, e mais do que tudo: rigorosamente vazio.

Nunca estiveram juntos, nem pessoalmente nem em termos de ideias ou convicções. Agora estão aparentemente juntos e querem mudanças. Mudar o quê se nunca fizeram coisa alguma, sempre defenderam seus interesses pequenininhos? 

Alckmin não quer mudança 

Já o governador Alckmin apoiou a resposta dos ricos marqueteiros, que diz: “São Paulo avança sempre, para a frente”. Isso não é mudança, é uma copia vulgar do que se dizia antigamente, de forma popular: “São Paulo não pode parar”. Pois parou com Alckmin há 20 anos no poder e sequioso de mais. 

No semiaberto 

Nesse regime determinado pelo Supremo, todos os condenados podem trabalhar fora da penitenciária, voltando às 6 da tarde. Quando autorizaram Dirceu, escrevi aqui, imediatamente: “Todos os que pedirem a mesma coisa, serão atendidos”. O óbvio, que está ocorrendo. 

As contas primárias do ex-diretor da Petrobras 

José Roberto Costa, foi acusado, indiciado e preso na operação “lava-jato”. Ponto principal da investigação, que consta do processo: “Movimentou 10 BILHÕES de reais”. Traduzindo para dólares: mais ou menos 5 BILHÕES.

Foi preso, solto, compareceu à CPI da própria Petro, preso novamente. Motivo desta nova prisão: “Tinha 23 MILHÕES de dólares na Suíça”. Ué, está faltando muito dinheiro, que deve “estar por aí”.

Pelo menos 4 BILHÕES, 977 MILHÕES estão sumidos. Repetindo: 4 BILHÕES, 977 MILHÕES, de dólares, de dólares. 

Dona Dilma em palavreado gordo 

“Não dobro os joelhos para ninguém”. Pode até ser verdade. Mas antes de convicção ética, moral ou baseada no que seria ceder a adversários, para ela, no momento, é uma realidade física. Para dobrar os joelhos, precisaria perder primeiro 25 quilos. Pelo menos. 

PS – Amanhã, terça feira, um coadjuvante sem título passará às quartas, uma façanha. Jogam EUA contra Bélgica. A Bélgica veio como favorita, por causa da classificação na Europa. Mas EUA também estão surpreendendo positivamente. 

PS1 – EUA e China têm projeto a longo prazo: serem campeões do mundo dentro de 20 anos. Os americanos estão mais perto. A China, nesse período, quer sediar uma Copa, realizaram a Olimpíada, com total sucesso.