25.11.18

PAULO GUEDES DEU ROMBO DE R$ 1 BI NOS FUNDOS DE PENSÃO E AGORA QUER PRIVATIZAR SUAS ESTATAIS

EMANUEL CANCELLA -


Uma das procuradoras da Lava Jato, Laura Tessler, chegou a levantar preocupação com os aposentados, na operação 56ª da Lava Jato, que investiga propina na construção da sede da Petrobrás, na Bahia. Essa construção foi financiada pela Petros, fundo de pensão ligado à Petrobrás e que paga o salários de aposentados e pensionistas(1).

O que a procuradora da Lava Jato, Laura Tessler, não deve saber é que o futuro superministro de Bolsonaro, Paulo Guedes,  está sendo processado pelo rombo bilionário em vários fundos de pensão:

“Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, ao longo de seis anos o economista captou ao menos 1 bilhão de reais, de entidades como Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras), Funcef (Caixa), Postalis (Correios) e BNDESPar, braço de investimentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A investigação apura se Guedes teria cometido crime por gestão fraudulenta ou temerária, por suposta emissão de títulos sem lastro ou garantias ao negociar, obter e investir recursos desses fundos”.

A investigação da Lava Jato, na 56ª operação, é com base em delação premiada, sem nenhuma prova, de réus que delatam para diminuir suas penas. E 22 pessoas estão presas.

No caso de Paulo Guedes, o MPF não tem dúvida da sua participação, o que está sendo apurado é se Guedes cometeu o crime por gestão fraudulenta ou temerária (1). E ninguém vai preso! O rombo dado por Guedes tem o mesmo valor da obra da sede da Petrobrás na Bahia.

Fica a informação para a procuradora da Lava Jato que ficou preocupada com os aposentados petroleiros: Paulo Guedes ameaça a aposentadoria, além dos petroleiros, dos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, dos Correios e do BNDES.

Paulo Guedes, que deu o rombo nos fundos de pensão ligados às estatais, agora diz que vai privatizar todas as estatais (2).

Pergunta que não quer calar: será que Paulo Guedes, que deu rombo nos fundos de pensão, tem condição moral e legal de privatizar as estatais?

Fonte: