Via FENEPOSPETRO -
Parceria com Sindicato dos Médicos orienta trabalhadores em Postos de Gasolina.
![]() |
Raimundo Nonato de Souza (Biro), secretário geral do Sinpospetro Campinas: "Nossa expectativa é conseguir levar o curso às 24 cidades da base territorial do sindicato até o final do ano ". |
Em continuidade às atividades de proteção à saúde do trabalhador em postos de combustíveis, o Sinpospetro Campinas/SP, Sindicato dos Frentistas de Campinas e Região, retoma na próxima semana a agenda de Cursos de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno, que visa reduzir a contaminação pelo produto entre os frentistas e também consumidores.
A iniciativa, em conjunto com o sindicato e o Sindmed - Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, já levou a palestra a mais de 100 trabalhadores de Campinas-SP em pouco mais de 5 meses de parceria com a entidade. No próximo dia 8 de junho, receberão o Curso de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno 64 trabalhadores (as) de 4 postos de combustíveis da cidade. A atividade será ministrada nas instalações da RECAP- (Sindicato Patronal).
A programação, a cargo do médico sanitarista e vereador Pedro Tourinho, e do secretário geral do Sinpospetro Campinas Raimundo Nonato de Souza, (Biro) se dará em duas etapas de 2 horas cada e inclui distribuição da cartilha" Benzeno, Um Risco à Saúde", e apresentação do vídeo "Frentista, Olha o benzeno na Pista", ambos os materiais produzidos pelo sindicato em parceria com o Sindimed e entidades de proteção ao trabalhador, respectivamente. Com a ajuda de slides, o médico sanitarista falará sobre como se dá a contaminação pelo benzeno, e maneiras de diminuir o grau de exposição à substância química.
Em sua fala, Raimundo Nonato de Souza, (Biro) abordará as últimas definições da Comissão Nacional do Benzeno (CNPBz), entidade da qual é membro, e por onde participou de encontro nacional em dezembro último. Segundo Biro, levar informação de qualidade é fundamental para que o trabalhador saiba como proteger sua saúde no ambiente de trabalho - e planeja: "Nossa expectativa é conseguir levar o curso às 24 cidades da base territorial do sindicato até o final do ano ".
*Assessoria de Imprensa Sinpospetro Campinas.