25.11.18

ELEIÇÕES 2018: MAPA DAS COLIGAÇÕES PARA CÂMARA FEDERAL

REDAÇÃO -

DIAP apresenta levantamento que traz abordagem de como foram preenchidas as 513 cadeiras para a Câmara dos Deputados, com base nas coligações formadas pelos 30 partidos com representantes eleitos. Em breve, em função do fim das coligações, aprovado no Congresso Nacional, também  divulgaremos como ficariam as bancadas na Casa caso já estivesse em vigor essa regra.


Em dados gerais, dos 30 partidos que elegeram deputados federais para a Câmara somente 1 — o partido Novo — não fez coligações para a disputa proporcional. Por outro lado, o PP, 3ª maior bancada, foi o partido que liderou nas alianças para a Câmara: fez coalizões em 22 estados.

PT, a maior bancada, fez coligações em 12 estados; o PSL, 2ª maior bancada partidária na Casa, fez coligações em 13 estados; o PSD, 4ª maior bancada, participou de 19 coligações; e a 5ª maior bancada, o MDB, fez alianças em 16 estados para disputar as vagas para a Câmara.

Para obter vaga na Câmara, as coligações foram relevantes, considerando que 17 partidos conquistaram 100 ou 20% cadeiras sem fazer coligações nos estados. Os demais partidos, 13, ocuparam 413 ou 80% das cadeiras com base nas coligações construídas nos estados.

PT e o PSL, maiores bancadas, foram os partidos com o melhor desempenho individual. Esses partidos conquistaram 15 e 33 cadeiras, respectivamente, sem fazer coligações com outros partidos. E foram os partidos que encabeçaram o quociente eleitoral das coligações feitas nos estados.

Fim das coligações - EC 97/17 acaba com as coligações partidárias a partir de 2020. Para 2018, continuou valendo as regras atuais, em que os partidos podiam se juntar em alianças para disputar a eleição e somar os tempos de rádio e televisão.

As coligações também são levadas em conta na hora da divisão das cadeiras. Hoje, deputados federais e estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta.

É feito cálculo para a distribuição das vagas com base nos votos no candidato e no partido ou coligação. São eleitos os mais votados nas legendas ou nas coligações.

Para ilustrar os dados mencionados acima, o DIAP elaborou tabela com a bancada eleita, sem e com coligação; e a quantidade de coligações feitas por cada partido com representação, CONFIRA AQUI

Fonte: DIAP