1.10.18

MANIFESTANTES GRITAM “ELE NÃO” NA PARADA LGBTI EM COPACABANA; SEGUNDO ATO POR #ELENAO CONTRA BOLSONARO É MARCADO NO MASP NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO

REDAÇÃO -


Centenas de pessoas foram à Avenida Atlântica, em Copacabana, zona sul do município do Rio, para a 23ª Parada do Orgulho LGBTI. O público contou com o apoio de oito trios elétricos. Este ano a manifestação tem como tema "Vote em ideias, não em pessoas. Vote em quem tem compromisso com as causas LGBTI". Segundo o Blog do Esmael, cerca de 1,5 milhão de pessoas comparecem ao ato.

Algumas manifestações políticas foram feitas por parte do público, com gritos de "ele não", em referência ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que já manifestou posições homofóbicas. O candidato já defendeu, por exemplo, o projeto "Cura Gay". Quando era do PP, o congressista chegou a dizer que "ter filho gay é falta de porrada" (assista aqui).

O número de candidatura da comunidade LGBT para uma vaga nos poderes Executivo e Legislativo aumentou 386,4%, se comparado às últimas eleições, de acordo com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), em 2018.

"Num país como o Brasil, que é o que mais mata pessoas LGBTI no mundo, a necessidade de representatividade na política é urgente. Nossos direitos, nossa cidadania e principalmente nossas vidas dependem das escolhas que faremos nas urnas", disse Almir França, presidente do Grupo Arco-Íris, ONG que organiza a Parada desde sua fundação, em 1995. Seu relato foi publicado no G1. (via Rio247)

***
SEGUNDO ATO POR #ELENAO CONTRA BOLSONARO É MARCADO NO MASP NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO

Militantes e as pessoas que protestaram pelo #EleNao contra Bolsonaro já marcaram um novo evento em São Paulo: com concentração no vão do MASP, na Avenida Paulista, as pessoas devem se manifestar às 15hrs do dia 6 de outubro.

Sim, será na véspera da eleição presidencial.

Mais detalhes estão neste evento de Facebook. (via DCM)