Via SINPOSPETRO-RJ -
Três trabalhadores do Posto de Abastecimento Automóveis Berquo serão indenizados por perdas salariais provocadas por planos econômicos.
Em tempos de crise qualquer dinheiro extra é bem-vindo, principalmente quando se trata de sentença favorável ao trabalhador. Na semana passada, o departamento jurídico do SINPOSPETRO-RJ ganhou uma ação importante em favor de três trabalhadores do Posto de Abastecimento Automóveis Berquo. Há mais de 15 anos, Cosme Miranda, Geraldo F. da Silveira e Sebastião Ferreira Dias entraram na Justiça com ação coletiva pedindo as diferenças das perdas salariais provocadas pelos planos econômicos das décadas de 80 e 90.
A sentença final saiu, mas agora o sindicato luta para encontrar os funcionários, que vão receber R$ 20.564,98. O valor da sentença será dividido entre os três trabalhadores, de acordo com o salário recebido na época e o tempo trabalhado no posto.
Vencida a primeira batalha, o sindicato tenta agora localizar Cosme Miranda, Geraldo F. da Silveira e Sebastião Ferreira Dias. Como a ação é coletiva não consta nos autos do processo o endereço dos trabalhadores.
Na ação, os funcionários do Posto de Abastecimento Automóveis Berquo reivindicaram as diferenças salariais relativas aos Planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor (1990). No processo eles pedem a correção das diferenças salariais referentes ao salário aplicado em 1988, conforme determinava a convenção Coletiva. A correção prevista na sentença incide sobre pisos salariais diferenciados, como era praticado na época.
Em 2010, o SINPOSPETRO-RJ recebeu do antigo sindicato que representava os trabalhadores de postos de combustíveis no Rio de Janeiro, os processos abertos referentes à categoria. Ao identificar o processo, o departamento jurídico do SINPOSPETRO-RJ trabalhou intensamente para encontrar os réus no processo para que as verbas, referentes as correções, garantidas pela Justiça fossem depositadas. Com o dinheiro depositado em juízo, os advogados tentam, agora, localizar os ex-funcionários do Posto de Abastecimento Automóveis Berquo que entraram na Justiça.
ATENÇÃO!! Se você já trabalhou ou conhece os ex-funcionários do Posto de Abastecimento Automóveis Berquo: Cosme Miranda, Geraldo F. da Silveira e Sebastião Ferreira Dias entre em contato com o sindicato pelo telefone 2233-9926.
Para receber a correção depositada em juízo, o trabalhador precisa apresentar ao sindicato o original e cópia da carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.
* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ