29.11.16

FETRHOTEL APROVA CONTAS DE 2016 E ENCERRA O ANO COM PALESTRA SOBRE AS “AMEAÇAS AO SINDICALISMO”

Via FETRHOTEL -

Cícero Lourenço Pereira, presidente da Fetrhotel e do Sinthoressor.
A última reunião da diretoria executiva da Fetrhotel - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e Mato Grosso do Sul - contou com a participação da advogada Talita Barcellos, que fez uma palestra sobre as “ Ameaças ao Sindicalismo”. A reunião ocorreu no auditório do Leques Brasil Hotel, no último dia 22 de novembro.

A advogada, que trabalha no escritório Zilmara Alencar Consultoria Jurídica falou sobre o modelo sindical atual , a conjuntura sindical e as medidas que vem sendo tomadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que ameaçam o movimento sindical.

Durante a palestra ela cobrou uma postura mais combativa dos dirigentes sindicais para tentar barrar as ações e projetos que considerados nocivos para o sindicalismo.

A advogada também enfatizou os pontos negativos do PLC 30 (Projeto de Lei Complementar sobre a terceirização) e os projetos de leis do governo federal que afetam diretamente o mundo sindical e os direitos dos trabalhadores.

O presidente da Fetrhotel Cícero Lourenço Pereira reforçou as recomendações da advogada e lembrou que este ano foi um ano difícil, sem muitos avanços políticos e econômicos.

Ele falou sobre as atividades da federação em 2016, destacando as negociações com as grandes redes como Accor e McDonald´s e também sobre as mudanças de comportamento nos setores de hotelaria e alimentação.

Durante a reunião também foi aprovada a prestação de contas da entidade, referente ao exercício de 2016. As contas foram aprovadas por unanimidade.

O vice-presidente da federação e presidente do Sinthoresp, Francisco Calasans Lacerda comentou sobre a eleição da entidade que preside e que o reconduziu novamente ao cargo por mais cinco anos. Calasans foi reeleito com 93,86% de aprovação pela categoria. A eleição e a posse da nova diretoria ocorreram na noite do dia 19 de outubro, no prédio do sindicato, na Rua Taguá.


O tesoureiro-geral da Fetrhotel, Antônio Luiz de Souza (Jandaia), falou sobre as obras da Colônia de Férias da Fetrhotel. Segundo ele, foram construídos mais 12 apartamentos cujas obras estão em fase de conclusão. As duas colônias de férias passarão a oferecer 45 apartamentos, aumentando a capacidade de atendimento para cerca de 200 pessoas.

Também ficou decidido na reunião que o Departamento de Comunicação da Fetrhotel irá elaborar um informativo específico sobre as decisões do Poder Judiciários e os projetos de leis que tramitam em Brasília e ameaçam o movimento sindical. O informativo será distribuído para os sindicatos filiados, para que eles se inteirem sobre o assunto.