16.5.19

GREVE DOS PROFESSORES EXIGE RESPEITO AO POVO

ANDRÉ MOREAU -


Posicionado contra os cortes da educação, contra a reforma da Previdência e pedindo fora Bolsonaro, o Povo brasileiro saiu às ruas logo pela manhã (15), em cento e noventa e oito cidades, dos vinte e seis estados e o Distrito Federal, para exigir respeito. O corte de 24,84% da verba discricionária atinge diversos serviços de escolas e universidades, dentre os quais, a pesquisa que compõe o tripé: educação e extensão.

Paralelamente a onda de manifestações que marcaram os quatro meses do governo que se autodenominou "uma nova forma de fazer política," o presidente, Jair Bolsonaro, desembarcou no Texas (EUA) e antes de postar a foto ao lado do ex-presidente George W. Bush, na sua rede social, em outra demonstração de despreparo político e uso da "Doutrina de Choques" classificou os manifestantes como "idiotas úteis".


A postagem de Bolsonaro ao lado de Bush (filho), cumpre ressaltar, remonta à reminiscência do socorro aos bancos estadunidenses no esquema de hipotecas de imóveis, juntamente com os meios de Comunicação de massas, no qual representantes do mercado e do parlamento estavam envolvidos numa das maiores jogadas de especulação da história que se convencionou denominar, para desviar o foco da gravidade, como bolha do mercado imobiliário (2008).

Os reflexos do golpe se alastraram por diversas regiões americanas e países da Europa. A conseqüência para os cofres públicos dos Estados Unidos da América, foi um cheque mate que passou de dois trilhões (US$ 2,6 trilhão), doados dos cofres públicos por Bush, para cobrir balancetes fraudados nos bancos, como uma espécie de premiação aos fomentadores das propagandas enganosas sobre "as hipotecas como a forma mais segura de alcançar o sonho americano." O esquema arrastou centenas de incautos, fisgados por futilidades, à condição de sem-teto.

A política externa brasileira transitou do estágio de País independente com 70% do pré-sal destinado à educação, no governo da presidenta Dilma Rousseff, para a condição de governo ilegítimo do subserviente Sr. Michel Temer, atingindo hoje a deplorável condição de colônia que entrega na bacia das almas suas riquezas naturais, além de exibir para o mundo a vexatória força tarefa batendo continência para a bandeira estadunidense.

Nunca é demais lembrar que a educação é o primeiro alvo dos extremistas que vêem a possibilidade de suprimi-la visando condicionar a população ao medo e à obediência, assim como o experimento da pulga aprisionada no copo coberto por uma película de plástico, que depois de inúmeras tentativas e machucados, mesmo sem o plástico, desiste de tentar a liberdade.

*André Moreau, é jornalista, Coordenador da Chapa Villa-Lobos, impedida arbitrariamente de concorrer nas eleições da ABI, em 2016 e em 2019 (Fotos: André de Paula, é advogado da FIST - Frente Internacionalista dos Sem-Teto e da Chapa Villa-Lobos)