9.2.19

1- AÇÃO CONTRA MINISTRO DA EDUCAÇÃO POR CHAMAR BRASILEIROS DE LADRÕES É RECEBIDA PELO STF; 2- “TODO MUNDO CONSEGUE TRABALHAR ATÉ 80 ANOS”, DIZ RODRIGO MAIA

REDAÇÃO -


O advogado Marcos Aldemir Rivas propôs, ao Supremo Tribunal, Federal uma interpelação judicial criminal contra o ministro da Educação, Ricardo Vélez, por suas recentes declarações afirmando que brasileiros têm o hábito de roubar objetos quando estão viajando.

A ação pede que o Supremo expeça mandado de citação a Vélez para que ele preste esclarecimentos do que foi dito. O caso foi distribuído nesta quinta-feira (7/2) à ministra Rosa Weber.

Rivas, que é um dos advogados do Partido Democrático Trabalhista (PDT), afirma que o ministro caluniou os cidadãos brasileiros, por apontá-los como praticantes de roubos e furtos, os difamou, diante da imputação ao brasileiro de fatos ofensivos à reputação, especialmente de agir como canibal e, por fim, injúria por ter envolvido, a princípio, a imputação a todos os brasileiros.

Vélez afirmou que, viajando, o brasileiro é um “canibal”. “Rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola”, disse o ministro. (via ConJur)

---
“TODO MUNDO CONSEGUE TRABALHAR ATÉ 80 ANOS”, DIZ RODRIGO MAIA

Em entrevista à Globonews na noite de quarta, dia 6, o recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, falou que a prioridade da casa é dar andamento à proposta da PEC da Reforma da Previdência, que ainda será apresentada pelo governo mas que já foi “vazada” pelo Estadão.

“Ou nós aprovamos a reforma da Previdência ou o que vai estar projetado para os próximos anos no Brasil não é coisa muito boa”, disse.

“Eu sou a favor de uma regra de transição mais curta. Todos nós temos uma expectativa de vida maior. Nós temos que entender que trabalhar até 62 anos sem transição não é problema nenhum. Todo mundo consegue trabalhar hoje até 80, 75 anos”. (via DCM)