29.11.18

DIRIGENTES DA AMÉRICA CENTRAL BUSCAM CONSOLIDAR SINDICATOS SUSTENTÁVEIS NA REGIÃO

REDAÇÃO -


Os dirigentes de sindicatos filiados a IndustriALL na América Central destacaram a importância de desenhar estratégias para consolidar as organizações sindicais sustentáveis que defenderam os trabalhadores durante o encontro na cidade de Manágua, Nicarágua, realizado nos dias 16 e 17 de novembro.


Participaram do encontro 28 delegados de 13 organizações sindicais filiadas a IndustriALL da Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana. Além disso, observadores participaram em nome de institutos de solidariedade de uniões fraternas como 3F de Dinamarca, FOS de Bélgica e do Centro de Solidariedade de Estados Unidos.

Os participantes debateram sobre as profundas mudanças no mundo do trabalho, as inovações tecnológicas e a transição energética, e ressaltaram que há uma crescente fragmentação na produção de cadeias de suprimentos globais.

A partir daí eles trocaram opiniões sobre como poderiam fortalecer o poder sindical neste mundo de mudança. Por exemplo, promovendo organizações sustentáveis que possam efetivamente sindicalizar, negociar e defender os trabalhadores, consolidando suas organizações para garantir sua sustentabilidade financeira e política.

“Queremos justiça social, não é suficiente negociar e administrar um acordo coletivo no nível de fábrica. É necessário ser atores políticos e sociais nacionais que articulem ações locais e globais e, por sua vez, pode resolver os grandes problemas enfrentados pela classe trabalhadora”, falou o secretário regional da IndustriALL, Marino Vani durante o encontro. Ele continua: “Para isto devemos ser autônomos, solidários e unidos e ter estruturas que permitam uma construção coletiva das propostas. Devemos fazer funcionar nossas organizações com um plano de trabalho.”

Durante o encontro foi analisado campanhas, estratégias e políticas da IndustriALL e como elas poderiam ser implementadas em nível regional. Eles destacaram a importância da campanha promovida pela IndustriALL contra violência contra as mulheres no local de trabalho.

Os participantes dialogaram sobre como armar uma estratégia sindical exitosa, a partir de um mapeamento da indústria e uma iniciativa da IndustriALL para estabelecer uma Plataforma para as Américas do setor têxtil, de vestuário e calçados, com a qual eles poderiam abordar questões trabalhistas com marcas.

Fonte: Redação Mundo Sindical com informação da IndustrALL