REDAÇÃO -
O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, compôs a mesa de abertura e depois participou, como palestrante, nesta quarta (17/10), do XII Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho, em Aracaju (SE). O evento foi promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra 20/SE), representado pelo seu vice-presidente, Hider Torres do Amaral, pela Academia Sergipana de Letras Jurídicas e pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho.
A juíza e membro do Conselho Fiscal da Anamatra, Flávia Moreira Guimarães Pessoa, discursou na abertura do evento, assim como o presidente do TRT da 20ª Região, Thenisson Santana Doria, e também a mãe da juíza Flavia Pessoa, doutora Adélia Pessoa, que preside a Academia Sergipana de Letras Jurídicas. Adélia Pessoa explanou acerca do momento atual vivido pela sociedade brasileira, criticando a retórica vazia que tem predominado nas redes sociais. “Cumpre-nos afastar este discurso associal, virtual e sem densidade concreta, que se ancora nas mensagens de redes sociais, marcadas pela pós-verdade ou por verdades líquidas que se desmancham nos fantasmas das novas tribos do individualismo, postadas léguas de distância do conceito republicano de povo”, reforçou a ex-procuradora. Confira o discurso na íntegra aqui.
O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, também palestrou no Congresso, com o tema “ A uberização das relações de trabalho”.
Além disso, outros temas foram abordados no Congresso, como o meio ambiente de trabalho e as “inconstitucionalidades” e “inconvencionalidades” da Reforma Trabalhista.
Durante os intervalos, e também na noite de quinta-feira, o presidente e os associados da Amatra 20 (SE) presentes ao evento puderam compartilhar impressões sobre o momento atual.
Já nesta sexta (19/10), a vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, participou do painel com o tema “Reforma trabalhista e Jornada de Trabalho”. Para a magistrada, “A iniciativa, em parceria, de realização do evento é importantíssima em momento de tantas mudanças legislativas e de imenso tensionamento social. É urgente repensar as estruturas do mundo do trabalho. O desafio que está posto para o nosso futuro, isto é, da sociedade e do direto do trabalho, é como tornar realidade a promessa constitucional de uma cidadania para e no trabalho”, declarou.
Comat - O presidente Feliciano também prestigiou a abertura e participou, como palestrante, do XXVIII Congresso de Magistrados Trabalhistas da Bahia, em Salvador, promovido pela Amatra V. Em sua fala, durante o painel de encerramento do evento, Feliciano abordou o tema “O Direito Constitucional do Trabalho e a Jurisprudência do TST”.
Fonte: Anamatra