19.5.18

1- CNJ ABRE INVESTIGAÇÃO SOBRE AUXÍLIO-MORADIA DO JUIZ BRETAS; 2- MINO CARTA: "CIRO GOMES SEGUE, EM GRANDE PARTE, O SCRIPT DE BRIZOLA EM 1989" [VÍDEO]

REDAÇÃO -


O juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio, será investigado pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) para saber se houve irregularidade na concessão de auxílio-moradia que ele recebe. Quem decidiu pela abertura do procedimento foi o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha.

O problema é que Bretas é casado com a magistrada Simone Bretas, que também recebe a verba de R$ 4,3 mil e o CNJ estabelece que um casal de magistrados só pode receber um benefício.

A decisão do corregedor atende a uma demanda do ministro Gilmar Mendes, que criticara Bretas e acionou, além do CNJ, a Advocacia-Geral da União, o Conselho da Justiça Federal, a Procuradoria-Geral da República (PGR), e a Presidência e a Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), órgão de segunda instância da Justiça Federal do Rio. (via Rio247)

***
Mino Carta: "Ciro Gomes segue, em grande parte, o script de Brizola em 1989"