17.5.18

1- ASSASSINO DE MARIELLE E ANDERSON PODE SER DO BOPE; 2- UM VERDADEIRO DOUTOR: EX-CATADOR DE LIXO CONCLUI DOUTORADO EM SANTA CATARINA

REDAÇÃO -


Um caveira do Batalhão de Operações Especiais, o Bope, tropa de elite da Polícia Militar, pode estar por trás das execuções da vereadora Marielle Franco, do PSOL, e de seu motorista, Anderson Gomes.

A suspeita levou a Divisão de Homicídios, a DH, a solicitar ao comando do Bope a apresentação de todas as submetralhadoras HK MP-5 para a realização de exame de comparação balística, segundo duas fontes ligadas à investigação que falaram ao The Intercept Brasil sob a condição de anonimato.

A iniciativa foi tomada na manhã desta quarta-feira, após a conclusão de peritos que atuaram na reprodução simulada do assassinato, iniciada na noite da última quinta-feira e que se estendeu até a madrugada de sexta. (por Sergio Ramalho, The Intercept)

***
EX-CATADOR DE LIXO CONCLUI DOUTORADO

Reportagem de Dayane Bazzo do GaúchaZH.

— Hoje acordei e fiquei pensando: doutor. Será que é isso mesmo? Ainda não caiu a ficha.

As palavras de Dorival Gonçalves Santos Filho, 35 anos, na sexta-feira (11), um dia após receber o título de doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), resumem o sentimento do professor que aprendeu a ler em casa com a ajuda da mãe e por meio dos livros que achou no lixo.

Dody, como é chamado, cresceu em meio ao lixão na cidade de Piedade (SP), a 90 quilômetros da capital paulista. Era de lá que a mãe tirava o sustento da família e foi onde Dorival começou a trabalhar muito cedo ao lado dos irmãos. Ainda pequeno, ele se apaixonou pelos livros e ficava encantado ao ouvir as histórias que a mãe contava. Foi dona Crélia, a maior incentivadora do filho, quem sempre deu forças para Dorival continuar e chegar aonde chegou.

(…)