ROGER MCNAUGHT -
Após recebermos denúncias sobre situações incompatíveis com o ambiente escolar no CIEP Mario Tamborindeguy, fomos ao local averiguar e entrevistar membros da comunidade escolar e a surpresa foi total.
Ao conversar com estudantes da citada escola, recebemos ainda mais denúncias sobre racismo, total descaso para com legislação que regulamenta a eleição e constituição de entidade estudantil (vídeo) e acredite, até denúncias de racismo.
Ao conversarmos com estudantes do CIEP Maria Werneck de Castro – que se encontra ao lado – os mesmos relataram também terem sido hostilizados pela direção do CIEP Mario Tamborindeguy enquanto tentavam prestar solidariedade aos colegas.
Por parte de educadores o relato foi ainda mais assustador. Tal realidade não se restringe à essa unidade apenas, mas se espalha por outras unidades onde servidores da educação sofrem com assédio moral, perseguição, cerceamento das liberdades sindicais e sabotagem à livre formação de chapas para concorrer a cargos de direção.
Ao que tudo indica, as afirmações feitas por professores e estudantes são sintomas de algo mais nefasto e capilarizado por todo o estado: o ataque direto e deliberado contra todo o sistema de educação pública, com a coação de profissionais, intimidando estudantes e impedindo a livre organização garantida pela constituição federal.