9.6.17

1- O TSE VEM FAZENDO UM EXCELENTE TRABALHO”, DIZ ADVOGADO DE MICHEL TEMER; 2- RELATOR REJEITA SEPARAÇÃO DA CHAPA E VOTA PELA CASSAÇÃO DO INTERINO

REDAÇÃO -


“Satisfeito”, o advogado Gustavo Bonini Guedes, representante do presidente Michel Temer (PMDB) no julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode levar à cassação de seu cliente, fez elogios aos ministros da Corte e declarou, na noite desta quinta-feira (8), que o tribunal “vem fazendo um excelente trabalho”. O resultado do julgamento da chapa Dilma-Temer deve ser revelado nesta sexta (9).

“Eu diria isso amanhã ao final, mas já vou deixar registrado para todos os brasileiros a confiança no TSE, o trabalho que os ministros fizeram, a dedicação deles, em especial o ministro Herman [Benjamin], que é absolutamente dedicado, competente”, afirmou Guedes a jornalistas, enquanto o relator da a&cceccedil;ão desenvolvia o seu voto no plenário.”Ao final, o TSE passa uma mensagem de segurança jurídica, de garantia do devido processo legal e de observância estrita daquilo e –da forma– que deve ser feito. Então, independente do resultado, e é até melhor que eu diga agora, o TSE vem fazendo um excelente trabalho”, disse o advogado.

Diante da manifestação favorável a maioria dos ministros (quatro dos sete) quanto ao pedido de não inclusão de depoimentos de delatores da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura ao TSE, Guedes disse ter ficado “satisfeito enquanto advogado”. “Hoje o TSE reconheceu a garantia do devido processo legal. Me preocupava muito essas provas serem utilizadas dois anos depois de uma ação proposta, sem relação com a petição inicial.” Para as defesas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e de Temer, o aproveitamento deste conteúdo iria além do previsto na ação proposta ainda em 2014 pelo PSDB –adversário da chapa naquele ano e hoje o principal aliado do governo do peemedebista. (via UOL)

***
Relator rejeita separação da chapa e vota pela cassação de Temer 

Após quase quatro horas de exposição nesta sexta-feira (9), o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou pela cassação da chapa Dilma-Temer.

Relator do processo que investiga a campanha de 2014, Benjamin foi o primeiro a votar no julgamento sobre o mérito do caso. Após o voto do relator, a sessão foi suspensa para um intervalo de almoço. Após o intervalo, votarão os outros seis ministros.

Benjamin começou a apresentar o voto na tarde desta quinta-feira. Ele se manifestou até as 20h03, horário em que o julgamento foi suspenso. Na retomada, nesta sexta, o ministro deu continuidade às 9h28 e anunciou o voto às 13h19.

Ele considerou pertinentes as acusações de abuso de poder político e econômico na disputa, que teriam desequilibrado o pleito em favor da chapa vitoriosa.

A decisão final sobre o mandato de Temer e a inegibilidade de Dilma depende ainda dos votos de outros seis ministros do TSE: Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga, Tarcísio Neto, Luiz Fux, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

Leia a matéria completa no G1