31.12.16

PELO MENOS 35 MORTOS E 40 FERIDOS NO ATAQUE EM ISTAMBUL; EVO MORALES: TODOS OS EMBAIXADORES DOS EUA SÃO AGENTES DA CIA

REDAÇÃO -

"Infelizmente, pelo menos 35 de nossos cidadãos perderam suas vidas", disse o prefeito da cidade/Foto: reprodução Google.
Pelo menos 35 pessoas morreram e 40 ficaram feridos durante um ataque armado em uma boate de Istambul, declarou o prefeito da cidade, Vasip Sahin.

Antes a imprensa noticiou duas mortes.  O prefeito também declarou que o ataque foi um atentado terrorista realizado por uma pessoa, e não duas. "Isso foi um ataque terrorista", declarou o prefeito de Istambul. O discurso do prefeito foi transmitido pela emissora Haberturk.

​"No mínimo 35 pessoas morreram", declarou o prefeito.

O clube noturno Reina, fica localizado no bairro de Ortakoy, na parte europeia de Istambul, e é frequentado por celebridades e alta sociedade turca. O agressor matou um policial na entrada da boate e entrou no estabelecimento, onde começou a atirar na multidão. O suposto terrorista estava vestido de Papai Noel e usava uma AK-47.

​Segundo relatos, citados pela imprensa local, as pessoas em pânico pulavam dentro do Bósforo, informou a AFP.

A polícia cercou o local e depois de muitas horas de impasse o terrorista foi liquidado pelas forças de segurança turcas. (informações Sputnik)

***
EVO MORALES: TODOS OS EMBAIXADORES DOS EUA SÃO AGENTES DA CIA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado que "todos os embaixadores" dos Estados Unidos são "agentes da CIA", e voltou a acusar o país de ser parte de uma conspiração para evitar que ele possa disputar as eleições de 2019.

"Todos os embaixadores dos Estados Unidos para mim são agentes da CIA. É uma luta de ricos e pobres, é a luta capitalismo versus socialismo", declarou Morales em entrevista coletiva na cidade de Cochabamba, no centro do país.

O presidente boliviano se referiu ao assunto ao ser consultado sobre a intenção de seus partidários de insistir em sua habilitação para que possa voltar a ser candidato em 2019, apesar de os bolivianos terem rejeitado majoritariamente essa possibilidade em um referendo realizado no último dia 21 de fevereiro.

Nessa consulta, realizada por iniciativa do governo, 51,3% dos eleitores rejeitou uma reforma constitucional para permitir que Morales tente nas eleições de 2019 um quarto mandato consecutivo até 2025, frente a 48,7% que a aprovou.

A Constituição assinada pelo próprio Morales em 2009 permite apenas dois mandatos consecutivos, mas o Tribunal Constitucional já o habilitou como candidato nas eleições de 2014, que coroou com um triunfo para exercer agora seu terceiro mandato.

Nos últimos meses, Morales, seus ministros e os dirigentes do governamental Movimento ao Socialismo (MAS) argumentaram que a população votou enganada no referendo de fevereiro.

Segundo o governo, a oposição e os Estados Unidos promoveram uma "guerra suja" usando denúncias de suposto tráfico de influência a favor da empresa chinesa Camce, na qual trabalhou Gabriela Zapata, que foi namorada de Morales entre 2005 e 2007. (informações Brasil 247)