Via SINPOSPETRO-RJ -
Trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência da cidade do Rio de Janeiro vão decidir, em assembleia, o percentual de reajuste salarial, que será reivindicado na negociação deste ano.
Com a ameaça de retirada de direitos, aumento do desemprego e o agravamento da crise econômica, a união e a determinação são essenciais para os trabalhadores conquistarem novos benefícios e aumento real nas negociações salariais. Neste sábado (14), o SINPOSPETRO-RJ realiza assembleia de aprovação de pauta de reivindicação salarial 2017 dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Município do RJ. Na reunião, que será realiza, às 15h, na rua Souza Barros, nº 484, Engenho Novo, Zona Norte do Rio, a diretoria do sindicato vai apresentar a proposta de reajuste salarial que será entregue aos patrões.
Além do aumento salarial, o sindicato também vai brigar pelo vale-refeição, reivindicação antiga da categoria. Para conquistar esse benefício, os trabalhadores precisam mostrar a força da categoria participando da assembleia e das convocações feitas pelo sindicato. O presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, diz que sozinho o sindicato não tem como avançar nas propostas, já que a pressão para obter novas conquistas depende da união e participação dos trabalhadores. Ele lembra que os empresários de todos os setores da economia, já estão com o discurso afinado e usam a crise para não conceder novos benefícios.
Eusébio Neto acrescenta que o setor de combustíveis foi o que mais cresceu nos últimos dez anos, apesar das vendas terem registrado queda no primeiro semestre de 2016. A Região Sudeste tem o maior número de postos de combustíveis no país e lidera as vendas no Brasil. Ele acha inaceitável que os trabalhadores de postos da cidade do Rio de Janeiro ainda tenham que lutar para conquistar o vale-alimentação, um benefício que hoje é concedido a maioria das categorias.
O presidente do sindicato diz que é preciso acabar com esse descaso com os trabalhadores do Rio de Janeiro, já que a cidade é considerada a vitrine do país no mundo. “Os tempos mudaram e é preciso mudar essa visão empresarial arcaica”.
CARREATA - A campanha salarial da categoria foi lançada nesta quinta-feira(12) com uma carreata pelas ruas da Zona Norte do Rio. A diretoria do sindicato visitou mais de 20 postos de combustíveis nos bairros de Engenho de Dentro, Lins, Engenho Novo e Piedade. Hoje(13) serão realizados novos atos nos bairros de Grajaú, Vila Isabel e Tijuca, na Zona Norte.
Durante a manifestação, Eusébio Neto destacou que a força do trabalho está na união, enquanto força do capital está no dinheiro. Ele disse que a participação da categoria na assembleia é fundamental para o sucesso da negociação salarial.
ASSEMBLEIA - A ideia de marcar a assembleia para sábado tem por objetivo fazer com que o trabalhador e sua família participem das decisões, que vão definir os rumos da categoria. É importante que todos estejam presentes e decidam pelo melhor índice de aumento para repor as perdas dos últimos 12 meses.
Então não esqueça trabalhador, amanhã você tem um compromisso com o seu futuro.
*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ