2.1.17

ARTESÃOS DO RIO DISCUTEM A FORMAÇÃO DE UMA FEDERAÇÃO; METALÚRGICOS DE ANGRA PROMOVEM ATO EM FRENTE AO BRASFELS; CELEBRAÇÕES DE 15 ANOS DO CONSELHO DO NEGRO

Via UGT -

Reunidos no auditório da Associação Comercial do Rio (ACRio), no Centro do Rio, em 19 de dezembro, artesãos, associações, sindicatos e cooperativas de todo o estado discutiram  a criação de uma federação para tratar dos assuntos de interesse da categoria.

O Sindicato dos Artesãos da Baixada Fluminense (Siabaixada), entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ), representado pela presidente Edna Santos Melo e sua diretoria, participou da atividade. A secretária de Turismo e coordenadora do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Nea Mariozz, também marcou presença com abordagens sobre o tema central.

***
Metalúrgicos de Angra promovem ato em frente ao Brasfels

Com o objetivo de transmitir aos trabalhadores as ações empreendidas em favor da garantia da empregabilidade, bem como os resultados dos protestos realizados com o apoio da União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ) – o último deles com presença do ex-presidente Lula –,  os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis realizaram, em 16 de dezembro, assembleia em frente ao estaleiro Brasfels.

Presidente da entidade sindical, Cristiane Marcolino lembrou a todos que esta não é uma luta apenas do sindicato, mas dos trabalhadores e, por isso, a necessidade de maior participação e união de todos, “unidos por um só objetivo”, afirmou ela, reforçando o objetivo dos atos promovidos: a manutenção dos postos de trabalho e a busca por novas vagas.

Os metalúrgicos de Angra dos Reis também reivindicam maior proximidade no serviço de atendimento de urgência do plano de saúde, hoje localizado a 60 km distância do estaleiro. O sindicato enfatizou que continuará com uma agenda de reuniões no estado do Rio de Janeiro e em Brasília.

***
UGT-RJ participa das celebrações de 15 anos do Conselho do Negro

Com uma missa em ação de graças no dia 13 de dezembro (data de sua fundação) e uma cerimônia festiva com homenagens e premiações, no dia 16, o Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) festejou seus 15 anos de criação.

Integrante da Secretaria Geral do órgão, na pessoa da secretária de Políticas Sociais, Marcia Cristina de Lima, a União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) foi homenageada com uma moção pelo “reconhecimento da trajetória de resistência e construção em prol do povo negro”.

Secretária da Diversidade Humana da UGT-RJ e militante do movimento de luta pela igualdade racial, Ana Cristina dos Santos também foi homenageada com o Troféu Tereza de Benguela pela parceria e reconhecimento das ações empreendidas pelo Cedine.

A cerimônia foi ainda um momento de confraternização entre membros do Conselho – presidido pelo ativista Negro Gun –  e convidados, marcando o encerramento das atividades do órgão em 2016. (Fonte: UGT Rio de Janeiro)