14.12.16

60% SÃO CONTRA A PEC DO TETO, DIZ DATAFOLHA; PROCURADORES DÃO RESPOSTA DURA A TEMER: “MPF INDEPENDE DE AGENDA POLÍTICA”; GILMAR ESPERA QUE JULGAMENTO DA CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA/TEMER SEJA NO 1º SEMESTRE DE 2017

REDAÇÃO -


Uma pesquisa do instituto Datafolha, publicada nesta terça-feira (13) no jornal “Folha de S.Paulo” apontou que 60% dos entrevistados são contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) do teto dos gastos públicos, enquanto 24% da população é a favor da medida. 4% se disseram indiferentes e 12% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A PEC é uma das principais medidas do governo do presidente Michel Temer para tentar conter o rombo nas contas públicas e sanear a economia do país. A proposta limita os gastos do governo, pelos próximos 20 anos, ao patamar do ano anterior reajustado unicamente pela inflação. Opositores do texto alegam que a medida vai fragilizar investimentos em áreas consideradas essenciais, como saúde e educação.

De acordo com a pesquisa do Datafolha, a desaprovação à PEC é maior na faixa etária entre 16 e 24 anos. Nesse grupo, a rejeição à medida é de 65%. Entre os maiores de 60 anos, 47% desaprovam a PEC.

No recorte por escolaridade, a desaprovação ao teto de gastos é maior entre os que têm nível superior, 68%. Entre os que têm o ensino fundamental, a rejeição ao texto é de 60%.

O Datafolha também verificou que a desaprovação à PEC é maior entre os que ganham menos. 60% para quem ganha até dois salários mínimos e 62% para quem ganha de dois até cinco salários mínimos. (informações G1)

***

Procuradores dão resposta dura a Temer: “MPF independe de agenda política”

***

Gilmar diz esperar que julgamento da cassação da chapa Dilma/Temer seja no 1º semestre de 2017