Via UGT -
Divulgação. |
Ex-funcionários do Grupo Y. Yamada fizeram na quarta-feira, 14, um dia de protesto reivindicando o pagamento dos recursos a que têm direito pela empresa. Houve manifestações em três pontos do centro de Belém: na Avenida Governador José Malcher com a Travessa 14 de Abril, em frente ao Yamada Plaza, onde o tráfego de veículos chegou a ser interrompido; na Avenida Almirante Barroso com a Rua Antônio Baena, onde também houve congestionamento de veículos; e na Rua Manoel Barata com a Travessa Campos Salles, em frente ao escritório da empresa. Os manifestantes informaram que os protestos irão continuar.
O presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Pará e Amapá (Fetracon) e da UGT PARÁ, José Francisco Pereira, informou que o problema entre o grupo empresarial e os funcionários é que a empresa tem demitido empregados, mas não tem feito os pagamentos devidos. “As demissões estão chegando a dois mil trabalhadores, de um total de oito mil que o grupo tinha”. Segundo o sindicalista, o grupo fechou lojas em Marabá e Castanhal, além de unidades em diversos bairros da capital paraense. Neste momento, os trabalhadores, representados por Zé Francisco e o corpo jurídico da UGT e FETRACOM, estão em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Às 15h, outra audiência aconteceu para resolver a situação dos trabalhadores da Yamada em Ananindeua.
Segundo Zé Francisco, “queremos um posicionamento da Yamada com relação a questões importantes, como o pagamento dos direitos dos trabalhadores demitidos, bem como, sobre a situação dos empregados que continuam labutando no grupo que informa que está fazendo apenas uma repactuação, mas que não está falido.
*Da Ascom UGT/PA com informes do Portal ORM NEWS.
***
UGT-RJ certifica alunos dos cursos de informática
Com ares de confraternização, a União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ) realizou, na quinta-feira, 15, a certificação dos alunos dos cursos de informática. A cerimônia foi aberta pelo presidente da central sindical, Nilson Duarte Costa, que falou sobre a importância da formação no mundo do trabalho e na vida cotidiana, bem como da oportunidade oferecida aos participantes de construir novas amizades.
"Hoje vocês estão atualizados e com o conhecimento necessário para acompanhar a evolução do mundo", enfatizou ele, destacando, ainda, a valorosa parceria com a 3. Com na implementação do projeto de inclusão digital.
Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis (Sindimóveis) - entidade que em 2017 completa 80 anos de fundação - Zaldo Natzuka Jr. prestigiou a certificação. Dizendo-se contemplado pela formação, devido a grande participação de dirigentes da entidade sindical nos cursos, Zaldo parabenizou os formandos por compartilhar com o presidente Nilson Duarte a visão acerca da relevância da aplicação da tecnologia da informática no dia a dia.
Novas turmas para 2017
Coordenador do Centro de Inclusão Digital, o professor Richard Coimbra falou que tão importante quanto a formação é a continuidade e a prática dos conhecimentos adquiridos. Diretor da 3.Com, ele aproveitou a oportunidade para noticiar a formação de duas novas turmas com início previsto para março de 2017 e agradecer o empenho da equipe envolvida no processo de formação, entre eles o professor Marcelo Cavalcante.
"A inclusão nos faz melhores", afirmou a aluna Lucia Maria Peres, convidada pelo presidente Nilson para compor a mesa de cerimônia. Sua fala foi endossada por dois alunos escolhidos pela turma para representar o grupo: Moema Vieira e Luiz Antônio Vaz.
"Estou levando deste ano uma boa lembrança. Um bom aprendizado", disse Moema, afirmando ter iniciado a formação "sem saber nada". Orador oficial da turma, Luiz Vaz leu um texto relatando a experiência adquirida.
"Nestes cinco meses de convivência, entre alunos e professor, podemos afirmar que o ambiente foi dos melhores. Houve uma sintonia de todos em querer aprender e uma interação entre os aprendizados e docente". Dizia, ainda, o documento: "As instalações e o material didático disponibilizado contribuíram de forma positiva para que pudéssemos obter os melhores resultados do curso".
A cerimônia foi encerrada com sorteios de tablets, headphones, caixas de som sem fio e um notebook que saiu para a aluna Izabella Leandro Pinto de Souza.