Via ABR -
Foto: Luigi Rotunno, presidente da ABR (Divulgação) |
A
empresa espanhola ReviewPro está desenvolvendo um estudo de caso
baseado na experiência bem-sucedida da Associação Brasileira de Resorts
(ABR) no uso da ferramenta para tornar-se uma referência hoteleira.
Utilizado desde o começo deste ano pela entidade brasileira, o ReviewPro
mede o nível de qualidade dos estabelecimentos hoteleiros com base nas
avaliações online de hóspedes do mundo todo. O estudo completo será divulgado em meados de dezembro, em seis idiomas.
Em
entrevista preliminar para elaboração do documento, Luigi Rotunno,
presidente da ABR, comentou sobre a importância de acompanhar as
avaliações dos resorts associados à entidade. “Monitorar a reputação online
serve de apoio para os resorts identificarem as áreas que precisam de
atenção e as que estão sendo bem trabalhadas, e, assim, conseguir
aumentar a qualidade do serviço. Dessa forma, os resorts associados
passam a ter um desempenho acima dos demais, agregando valor à
associação e aos próprios empreendimentos”.
Com
base nas estatísticas fornecidas pelo ReviewPro, a ABR passou a
desenvolver relatórios qualitativos mensais e criou um Comitê de
Qualidade para debater os resultados periodicamente e encontrar pontos
de melhoria. “Pudemos desenvolver relatórios mensais acerca da qualidade
dos resorts associados, algo inovador no mercado de resorts do Brasil:
antes, havia somente relatórios quantitativos. Agora, a associação
possui índices quantitativos e qualitativos, o que a torna
diferenciada”, completou Rotunno.
A entrevista completa com o presidente da ABR pode ser lida no site do ReviewPro.
Outros clientes da empresa espanhola já foram objetos de estudo de
caso, a exemplo da associação de hostels da Nova Zelândia, do Olivia
Plaza Hotel, de Barcelona (Espanha), e do Royal Cliff Hotel Group, grupo
hoteleiro atuante na Tailândia. O monitoramento fornecido pelo
ReviewPro também é utilizado pela Fifa no processo de escolha dos hotéis
que hospedam as delegações de futebol nos países que sediam as copas do
mundo.
*Sobre a ABR:
Com o objetivo de fortalecer o segmento de resorts no País, a
Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi criada há quase 15 anos e,
hoje, conta com 51 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da
categoria resort, presentes em 14 Estados brasileiros. A entidade atua
no desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do
consumidor e importantes projetos no trade turístico, a fim de
identificar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências
para o segmento.
Site: www.resortsbrasil.com.br