7.9.16

O QUE ESTÁ RUIM PODE AINDA PIORAR, CERCO AOS APOSENTADOS: A REFORMA VAI PREJUDICAR MILHÕES

ALCYR CAVALCANTI -

A Reforma da Previdência, ponto de honra do Governo Temer parece que vai ser empurrada pela goela a dentro de milhões de trabalhadores aposentados que trabalharam anos e anos a fio, em condições na maioria das vezes desfavoráveis, sacrificando parte de suas vidas para encher a pança e os bolsos de seus patrões. O propalado Rombo da Previdência é de fato uma sucessão de irregularidades, desde  desvio de dinheiro para outras funções que não tem nada a ver com uma compensação por anos e anos de trabalho de sol a sol ou quem sabe em vez de Rombo melhor seria empregar outra palavra, aí o "Japonês da Federal" poderia intervir.


Uma das clausulas é acabar com a paridade entre servidores em atividade e os inativos, não haveria mais o mesmo reajuste de salários. A elevação compulsória para 65 anos indistintamente, vai penalizar a todos, tendo como consequência atingir mulheres que tem dupla função, além da jornada de trabalho tem ainda a jornada caseira, visto que o número de creches é mínimo, embora os governos tenham obrigação de manter. Muitos brasileiros, principalmente entre as classes desfavorecidas trabalham desde muito cedo, desde a idade escolar para ajudar a renda familiar, em um país onde as taxas de desemprego são alarmantes.

O ministro Henrique Meirelles segue as normas do FMI para encobrir a verdadeira situação. O propalado "Rombo da Previdência" é uma grande falácia, um artificio analítico, uma hábil engenharia contábil para encobrir os bilhões de reais que ano após ano desaparecem dos cofres da previdência. A economista Denise Gentil desmonta a tese, para ela uma grande falácia,  ao invés de um déficit o que existe de fato é um excedente de recursos desviados para outras finalidades. Milhões descontam religiosamente mês após mês durante mais de 30 anos e não utilizam ou pouco utilizam os benefícios a que teriam direito. Fica uma pergunta: Para onde foi o dinheiro?

A grande maioria de brasileiros não tem a mínima informação sobre a situação atual da Previdência Social e das consequências das modificações que já estão na mesa dos governantes à espera de uma penada que vai punir a muitos e satisfazer apenas a uma minoria, mas  que detém os destinos da nação. Tristes Trópicos.