11.1.17

CAMPANHA SALARIAL DOS FRENTISTAS DO MUNICÍPIO DO RJ SERÁ LANÇADA NESTA QUINTA COM CARREATA PELA ZONA NORTE

Via SINPOSPETRO-RJ -

SINPOSPETRO-RJ realiza hoje (11) reuniões itinerantes com os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência.


Levar o sindicato até o trabalhador, esse é o objetivo da carreata que será realizada nesta quinta-feira(12) pelas ruas da cidade. A diretoria do SINPOSPETRO-RJ vai aproveitar a visita aos postos de combustíveis para convocar os trabalhadores para assembleia de aprovação de pauta de reivindicação salarial, que será realizada no próximo sábado(14), às 15h, na rua Souza Barros, nº 484, Engenho Novo, Zona Norte do Rio.

A carreata vai percorrer os bairros do Engenho Novo, Engenho de Dentro, Lins e Méier que ficam próximos ao local, onde será realizada a assembleia. A ideia é fazer com que os trabalhadores da região participem dos debates por melhorias salariais e ajudem a compor a pauta de reivindicação da Convenção Coletiva 2017/2019 da categoria.

As negociações dos 15 mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Município do RJ, com data-base em 1º de março, devem começar no próximo mês. Além do aumento real nos salários, o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, vai lutar pelo vale-alimentação, reivindicação antiga da categoria.

Eusébio Neto diz que as dificuldades econômicas não vão frear a luta por melhores salários e de novas conquistadas para os trabalhadores. Ele acrescenta que a crise não está restrita a um setor específico e atinge toda a sociedade, por isso os trabalhadores não podem deixar de brigar e elaborar as suas reivindicações.

Segundo ele, apesar da queda nas vendas de combustíveis em 2016, dados divulgados pelo IBGE ontem(11) mostram que a alta nos preços da gasolina, do diesel e do álcool continuam pressionando a inflação. Essa alta reflete diretamente no bolso do trabalhador, já que o transporte rodoviário no Brasil ainda é o meio responsável pela maior parte dos fluxos de bens e pessoas no país.

ASSEMBLEIA

Além de participar das ações que vão definir o futuro da categoria, o trabalhador que for a assembleia conhecerá o terreno, onde será construída a sede própria do SINPOSPETRO-RJ. A área foi comprada em 2016 e será apresentada aos trabalhadores como a futura casa dos frentistas, no Rio.

Eusébio Neto diz que a aquisição do terreno é parte do projeto de libertação da categoria, iniciado em 2005, com a fundação do sindicato. “A diretoria procura dar um passo de cada vez, sem atropelos e consciente da responsabilidade que tem com a categoria. Por enquanto é apenas um terreno, mas futuramente edificaremos os pilares que vão consolidar a nossa independência”.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ