21.12.13

PETROLEIROS DENUNCIAM EM ATO PÚBLICO RELAÇÕES ENTRE DILMA, LULA E FOSTER COM EIKE BATISTA

Via Agência Petroleira de Notícias -

Os petroleiros promoveram na manhã desta sexta (20), na Cinelândia, uma manifestação de denúncia das relações perniciosas entre a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster com o mega empresário Eike Batista.

Bonecos gigantes foram colocados nas escadarias da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Panfletos e faixas apresentaram a perversidade em curso com a entrega de nossos recursos naturais para a iniciativa privada e o descaso com os trabalhadores petroleiros, em especial, os aposentados e anistiados. 

O escracho no Centro do Rio de Janeiro é um ato contra essas figuras que foram protagonistas na privatização do petróleo brasileiro e destaques na retirada de direitos dos trabalhadores. O Sindipetro-RJ e a Federação Nacional dos Petroleiros, organizadores do protesto, prometem ampliar em 2014 a luta contra os leilões do petróleo e contra as discriminações na categoria petroleira, em que a direção da Petrobrás insiste em prejudicar aposentados e anistiados.

- O ato teve foco especial em cima do Eike Batista, porque o Eike de uma hora para outra despontou como uma das maiores fortunas do mundo, ameaçando Bill Gates. De repente, sua fortuna derreteu. E a sociedade não sabe de onde veio esse dinheiro que alavancou o magnata. O dinheiro veio através de Lula, Dilma e Graça que concederam empréstimos com juros generosos do BNDS e doações através do leilão da ANP de campos gigantes de petróleo, como BS 04 da Bacia de Santos e parte do pré-sal, antes mesmo da validação do regime de partilha. 

Hoje, em crise, Eike parece ter perdido seus aliados e amigos, e o apoio da mídia comercial. Mas o papel do Sindicato dos Petroleiros do Rio é dizer que quem alavancou os negócios de Eike, com dinheiro público, foi Lula, Dilma, Cabral e Eduardo Paes – explica Emanuel Cancella, diretor do Sindipetro-RJ.


A direção do Sindipetro-RJ já adianta que ss escrachos vão continuar, sempre às sextas-feiras, trazendo a público denúncias importantes contra os entreguistas do petróleo brasileiro e os carrascos dos trabalhadores aposentados e anistiados do Sistema Petrobrás.

Fotos: Samuel Tosta / Agência Petroleira de Notícias