REDAÇÃO -
O Sindnapi (Sindicato Nacional do Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical) inaugurou segunda (13), na Rua do Carmo, 171, Centro, São Paulo, posto de atendimento digital do INSS aberto à população em geral e sem necessidade de agendamento prévio.
João Inocentini, presidente informa que o local oferece gratuitamente serviços de aposentadoria por idade (rural e urbana), aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-reclusão, pensão por morte (rural e urbana) e salário-maternidade. Benefícios que necessitam de perícia, como acidente de trabalho e aposentadoria por invalidez, constituem as únicas exceções.
João Inocentini fala durante inauguração do posto de atendimento digital |
Humanização - "Os funcionários do Sindnapi foram treinados pelo INSS e oferecem um atendimento humanizado a quem nos procura. Escaneiam todos os documentos e montam o processo conforme as exigências burocráticas da Previdência. Nosso advogado faz o controle para que o trâmite seja realizado corretamente", esclarece o sindicalista.
O presidente lembra que esse tipo de convênio entre Sindicatos e governos já existe faz tempo em países da União Européia (Itália, França, Portugal) e justifica a oportunidade de trazer a prática também para o Brasil: "O INSS não está repondo seus funcionários e a previsão é de 30% de suas agências sejam fechadas nos próximos anos. A população não pode ficar desassistida. Estamos negociando desde 2004 para oferecer este serviço e, no ano passado, conseguimos finalmente concretizar o convênio materializado neste primeiro posto", diz.
Interior - O Sindnapi deverá, em breve, oferecer esse serviço também em suas subsedes do interior de São Paulo. Nas regiões em que não tem local próprio, pretende estabelecer convênios com Sindicatos da ativa e prefeituras, conforme previsão de Inocentini.
Fonte: Agência Sindical