LUCAS RUBIO -
Hoje é 9 de Maio, um dia de muita importância para a Humanidade. Hoje se comemora o Dia da Vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista. O dia da libertação da Humanidade.
Lucas Rubio vestido como um soldado soviético, com a bandeira da Vitória em mãos. |
Mas por que rememorar esse dia com tanta alegria, entusiasmo, orgulho e emoção? Por que esse dia é marcado com tantas festividades não só na Rússia como em todo o mundo e também no Brasil? Por que o Dia da Vitória?
Como todos sabem, a Segunda Guerra Mundial foi o pior episódio da nossa História enquanto espécie e foi marcada como um momento que trouxe grande dor e morte aos seres humanos. Impulsionada pela ideologia nefasta do nazismo que buscava dominar o mundo e eternizar a exploração do homem sobre o homem, esse conflito é um marco civilizatório que divide eras, inclusive.
Nesse contexto, chama a atenção o desenvolvimento da guerra no território da Europa Oriental, em especial a União Soviética. A União das Repúblicas Socialista Soviéticas era, desse 1922, um país socialista, o primeiro na História. O fato de ali se desenvolver uma sociedade socialista que buscava uma outra alternativa de vida, baseada no trabalho justo dos camponeses e operários e na soberania, despertou nas elites globais e em Hitler o ódio por aquele povo. Seria Hitler então a desencadear a segunda guerra de escala global e também a segunda guerra que buscava destruir a União Soviética (a primeira tinha sido a Guerra Civil de 1918-1921).
O plano dos nazistas para a União Soviética era simples e claro: matar pelo menos 80% dos "eslavos bolcheviques", escravizar o restante, roubar suas terras, queimar sua cultura, destruir seu Estado e sua nação. Não mereciam, na visão de Hitler, existir.
O início dessas atrocidades se deu em 1941 e, apesar da guerra ser mundial e multi-frontal, foi na URSS que os nazistas mais cometeram crimes.
Mesmo assim, o povo Soviético jamais se rendeu. Jamais deixou avançarem as hordas fascistas sem antes impôr resistência heróica.
De 1942 a 1945, a URSS venceu e venceu batalha após batalha o inimigo que todos diziam ser indestrutível... O povo inteiro se uniu, o povo inteiro ouviu o chamado do governo popular e partiu para a defesa do país em uma escala nunca antes vista. Fábricas operavam 24 horas por dia produzindo tudo que fosse necessário para a guerra, os soldados lutaram com o mais alto ímpeto combativo, as pessoas cavavam trincheiras e montavam emboscadas para os nazistas. Aqueles que haviam perdido suas cidades, adentravam as florestas e tratavam de incomodar os alemães o máximo possível. A informação era circulada de maneira cautelosa e sem pânico, apesar de tudo.
E foi com esse espírito e organização sem igual que o povo Soviético e o Exército Vermelho chegou a Berlin, a capital do Reich alemão, em maio de 1945 e fez cair sobre sua própria base o país que havia jurado dominar o mundo.
E é à essa vitória que hoje comemoramos. Que hoje lembramos os 40 milhões de soviéticos que perderam suas vidas não só pelo seu país mas pela Humanidade. Choramos também os nossos Pracinhas brasileiros que, também como heróis e em condições absurdas, atravessaram o mundo para lutar em outro terreno contra o inimigo em comum.
Foram irmãos nossos que morreram lá no interior de uma cidadezinha russa ou no coração de grandes cidades. Foram estudantes que foram mortos cruelmente pelos nazistas em valas comuns. Foram senhoras donas de casa, foram idosos como nossos avós, foram nosso pais, mães, professores.
Foram camaradas como nós, que queriam um mundo novo e livre, que morreram com seus fuzis em mãos para derrubar a águia fascista.
Por toda essa gente, que morreu de maneira não esperada, que morreu nos campos de batalha e que morreram por algo maior, é que hoje nós com grande alegria e também respeito dizemos à plenos pulmões: FELIZ DIA DA VITÓRIA!
É nosso dever: reconhecer a União Soviética como força principal na derrota nazista; reconhecer e rememorar a participação do Brasil na guerra; eternizar os grandes feitos do povo livre da URSS; preservar e cultivar a memória dos que tombaram.
VIVA A VITÓRIA!
QUE ELA IMPULSIONE MAIS VITÓRIAS!
---
Lucas Rubio - presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical