30.4.19

30 DE ABRIL - O DIA DAS VITÓRIAS

LUCAS RUBIO -


O dia 30 de abril marca na História importantíssimos momentos de libertação e vitória dos povos oprimidos. Especialmente nesse ano de 2019, mais um momento como esse foi gravado nessa data.

30 de abril de 1945 - há 74 anos, o Exército Vermelho de Operários e Camponeses da União Soviética conquista e ocupa Berlin, o covil dos ratos nazistas, no âmbito da Segunda Guerra Mundial. Desesperado por ver os vermelhos marchando sobre sua capital, Adolf Hitler comete suicídio para não cair nas mãos dos soviéticos. O momento mais simbólico disso foi o hasteamento da bandeira vermelha com a foice e o martelo sobre o Reichstag, o parlamento nazista. A Vitória total e incondicional da União Soviética viria no dia 9 de Maio, data da assinatura da rendição da Alemanha Nazista. A URSS foi o país que mais batalhou na Segunda Guerra, perdendo mais de 30 milhões de vidas.

30 de abril de 1975 - há 44 anos o Exército Popular do Vietnã conquista Saigon, a capital do então Vietnã do Sul e sede administrativa e militar de um Estado fantoche mantido pelos Estados Unidos. O país estava há muitas décadas em guerra: primeiro contra a França, antiga colonizadora do país, depois contra o Japão, que ocupou a nação na Segunda Guerra e finalmente contra os Estados Unidos, que invadiu o país após os revolucionários comunistas do grande Ho Chi Minh libertarem o país da ocupação japonesa e proclamarem um governo popular. 30 anos depois, mesmo sem Ho Chi Minh, o povo vietnamita venceu o imperialismo americano e reunificou o país sob governo socialista. A data marca o fim vergonhoso para os americanos da Guerra do Vietnã. Os momentos simbólicos da vitória do povo e da queda dos Estados Unidos foram a fuga desesperada de helicóptero dos americanos e a entrada de um tanque do Exército Popular no palácio presidencial de Saigon. A cidade depois foi renomeada para Cidade de Ho Chi Minh.

30 de abril de 2019 - os Estados Unidos da América fracassam mais uma vez ao tentar promover um golpe de Estado na Venezuela e tornar presidente o parlamentar títere Juan Guaidó, na esperança de derrubar o governo popular, legítimo e anti-imperialista de Nicolás Maduro. As Forças Armadas Bolivarianas se mantém fiéis ao governo de Maduro e o povo venezuelano sai às ruas em apoio à Revolução Bolivariana e o golpe fracassa.

VIVA O GLORIOSO 30 DE ABRIL, QUE TRANSPASSA AS DÉCADAS DA HISTÓRIA TRAZENDO VITÓRIA AOS POVOS DO MUNDO!

---
Lucas Rubio - presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical