22.4.19

149 ANOS DE LENIN!

Por ANTÔNIO KUSCHNIR -

Nessa data muito especial, compartilho uma homenagem em texto e desenho artístico feito por um camarada para marcar o aniversário de nascimento do Grande Lenin.


"Hoje, dia 22 de Abril de 2019, comemoramos os 149 anos do nascimento, em 1870, do maior líder revolucionário, estadista, teórico e guia da Revolução Proletária de seu tempo. Vladimir Ilyich Ulyanov - LENIN, o eterno Comissário dos povos explorados do mundo, que, junto ao operários, camponeses e soldados, construiu sobre as ruínas da dominação monárquica e burguesa, a União Soviética, a primeira vez no mundo em que o Povo tomou nas próprias mãos as rédeas de seu destino, suas aspirações em direção à sociedade sem classes e sem exploração do homem pelo homem. Suas leituras de Marx e Engels, assim como dos demais filósofos e teóricos que o precederam e sua prática revolucionária nunca serão apagadas. Sua dedicação incansável ao movimento pela libertação da humanidade das amarras da exploração nunca será esquecida.

Lenin morreu em 1924, mas seu nome continuou a ecoar na boca de todos aqueles que lutaram pela emancipação humana por todo o século 20 e 21.

"Lenin!" - ouvia-se na China.
"Lenin!" - ouvia-se na Romênia.
"Lenin!" - na Argélia.
"Lenin!" - em Cuba.
"Lenin!" - na Iugoslávia.
"Lenin!" - no Vietnã.
"Lenin!" - em Burkina Faso.
"Lenin!" - no Chile.
"Lenin!" - na Palestina ocupada.
"Lenin!" - na Índia.
"Lenin!" - na Coreia.
"Lenin!" - no Brasil.
"Lenin!" - nas fábricas da França.
"Lenin!" - no Harlem.
"Lenin!" - pelos camponeses no Peru.
"Lenin!" - em Moçambique.

Por mais que muitos desses movimentos tenham sido derrotados ou levados para caminhos oportunistas, revisionistas e degenerados, nada muda o fato de que ouviu-se, ouve-se e ainda ouviremos:

"Lenin!" - em todo lugar onde existe a injustiça, em todo o mundo, como inspiração para o povo que busca sua emancipação completa.

Lenin, Venceremos."

*Texto e desenho feitos por Antônio Kuschnir. Enviado por Lucas Rubio - presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical