REDAÇÃO -
Jair Bolsonaro foi fotografado pescando em área de proteção ambiental, em 2012, durante uma atuação do Ibama. Mesmo assim, nesta sexta-feira (9), ele negou e ainda afirmou que apareceu a sua digital no painel de presença na Câmara.
Foto feita por agente ambiental durante autuação de Bolsonaro por pescar dentro de área de preservação (Foto: Divulgação) |
“Eu fui multado em R$ 10 mil na baía de Angra. Data, se não me engano, foi 12 de março de 2012. Mas o que eu me lembro perfeitamente é que foi numa terça-feira, 12h20. Só que, às 15h30, apareceu a primeira digital minha no painel de presença na Câmara. Então, eu não estava lá”, disse em live do Facebook.
No entanto, de acordo com a Folha, os autos da multa aplicada pelo Ibama incluem a foto de Bolsonaro no momento em que foi flagrado pescando sobre um bote inflável na ilha de Samambaia. O local está dentro da Esec (Estação Ecológica) de Tamoios, categoria de área protegida que não permite a presença humana, na região de Angra dos Reis (RJ).
A documentação mostra que o flagrante ocorreu às 10h50 do dia 25 de janeiro de 2012, uma quarta-feira.
***
MORO DIZ QUE NUNCA VIU, DA PARTE DE BOLSONARO, “PROPOSTA DE CUNHO DISCRIMINATÓRIO EM RELAÇÃO A MINORIAS”
Na entrevista ao Fantástico, Moro disse que Bolsonaro é, basicamente, um lorde:
Poliana Abritta: O senhor disse na coletiva que todos terão os direitos garantidos pela lei. E o presidente eleito disse que ia colocar um ponto final, acabar com qualquer tipo de ativismo. Muita gente se sente ameaçada. Quais garantias o senhor pode dar para comunidade LGBT, negros, mulheres, de que os direitos não serão retirados, de que as pessoas não serão atacadas?
Sérgio Moro: Eu acompanhei todo o processo eleitoral e eu nunca vi, da parte do senhor presidente eleito, uma proposta de cunho discriminatório em relação a essas minorias. Eu não imagino de qualquer forma que essas minorias estejam ameaçadas. O fato de a pessoa ser heterossexual, homossexual, branco, negro, asiático… Isso é absolutamente indiferente. Nada vai mudar. Eu tenho grandes amigos que são homossexuais.
Algumas das melhores pessoas que conheço são homossexuais. E não existe nenhuma perspectiva de nada que seja discriminatório a essas minorias. O governo tem que ter uma postura rigorosa quanto a crises em geral, mas também em relação a crimes de ódio. Eu não poderia ingressar em qualquer governo se houvesse alguma sombra de suspeita que haveria alguma política dessa espécie. (via DCM)