18.10.18

SÁBADO RESISTENTE: MINHA HISTÓRIA COM RAPHAEL MARTINELLI

ILUSKA LOPES -


No dia 20 de outubro, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política.

Excepcionalmente, este Sábado Resistente especial será realizado no futuro Memorial da Luta pela Justiça, localizado no edifício da antiga Auditoria Militar em São Paulo, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1249 – Bela Vista.

O evento irá celebrar o aniversário de 94 anos de Raphael Martinelli, nascido no dia 16 de outubro de 1924, no bairro da Lapa em São Paulo. Raphael começou a trabalhar aos 12 anos, tendo ingressado na São Paulo Railway como aprendiz escriturário em 1941, onde profissionalizou-se como ferroviário. Com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tornou-se líder sindical ferroviário já na década de 1940, razão pela qual foi preso em 1955. Foi candidato a deputado federal em 1958 pelo Partido dos Trabalhadores do Brasil (PTB). Entre os anos de 1959 e 1961, cumpriu seu primeiro mandato como presidente da Federação Nacional dos Ferroviários.

No contexto da ditadura civil-militar (1964-1985), participou da fundação da Ação Libertadora Nacional (ALN) em 1967, ao lado de Carlos Marighela e Joaquim Câmara Ferreira. Foi novamente preso em 1970, submetido à torturas dentro dos centros de repressão DOI-Codi/SP e Deops/SP. No Presídio Tiradentes, Martinelli destacava-se como um dos mais velhos e experientes do grupo, no auge de seus cinquenta anos. Nesta condição prestou auxílio aos mais jovens, aconselhando-os em favor da resistência.

Na década de 1980 formou-se bacharel em Direito e participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT). No ano de 2001 foi um dos fundadores do Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo. Em 2009 participou da criação do Núcleo de Preservação da Memória Política. Permanece ainda hoje ativo na militância política, colaborando com diversas iniciativas em prol do direito à memória, verdade e justiça no país.

São 94 anos de histórias de coragem, luta, solidariedade e resistência para relembrar! Assim, convidamos a todos os companheiros e companheiras para juntos celebrarmos a vida deste verdadeiro homem de ferro, por ocasião de seu aniversário. A palavra estará aberta a tod@s que queiram compartilhar suas histórias e memórias com ele.

O evento conta com o apoio do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas) e o Núcleo dos Irredentos.

PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas-vindas – Marília Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Palavras iniciais e mediação 
Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
Kátia Felipini (ex-coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo, 2008-2017)
15h – Palavras de Raphael Martinelli
15h15 – Palavra livre – Minha história com Raphael Martinelli
16h30 – Bolo e confraternização

SERVIÇO
Informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Marilia Bonas – (11) 3335.4996 mbonas@memorialdaresistenciasp.org.br
Núcleo de Preservação da Memória Política
Beatriz Felix – (11) 2306.4801 – nucleomemoria@nucleomemoria.com.br

Créditos da foto: IIEP