1.10.18

NOSSA LUTA É POR REPARAÇÃO E DEMOCRACIA PERMANENTE, PARTICIPE!

JOSÉ BEZERRA DA SILVA -

Prezados leitores da Tribuna da Imprensa Sindical e companheiros de luta, semana passada estive mais uma vez na Comissão de Anistia em Brasília (entre os dias 24 e 27 de setembro), lá procurei fazer a melhor defesa possível nos processos em favor dos nossos companheiros atingidos pela ditadura implantada no país em 1964.

José Bezerra da Silva e demais companheiros de luta, na defesa permanente dos anistiados e anistiandos do Brasil (foto: TIS)
Foram julgados muitos Cabos da Força Aérea Brasileira (FAB), porém, vale destacar que entre os presentes, o Cabo Nascimento fez uma brilhante explanação dirigida a diversos conselheiros, muitas vezes fazendo orientação para um de cada vez, todos que estavam presentes viram, ouviram e concordaram com as informações que ele deu. Sua atuação mostrou que ele está preparado para fazer a defesa de qualquer companheiro.

Também participaram da Comissão de Anistia o Cabo José Rudivaldo, de Belém e os companheiros Couteiro e Salvador do Rio de Janeiro. O Suboficial Geraldinho fez contato comigo passando as últimas informações, temos consciência que a Comissão de Anistia vem negando o direito dos nossos companheiros, insistem em dizer que a portaria 1.104/64 não é mais um ato de exceção, porem temos certeza que eles estão enganados, e ignorando que a portaria 1.104 foi revogada em 20 de janeiro de 1966, pelo decreto 57.654, artigo 263. Portanto companheiros, não abandonem seus direitos, procurem participar da luta!

O companheiro Couteiro fez uma brilhante defesa - tenho certeza que se a Comissão fosse à mesma de anos atrás, ele seria anistiado -, assim também como o companheiro Salvador fez uma defesa primorosa. Ficou acertado que eles terão um novo julgamento, faltando para isto juntar ao processo o laudo pormenorizado da clínica do testemunho, e assim como já temos o seu depoimento gravado, nós arquivos da comissão de anistia, será mais fácil obter a sua vitória.


Após o julgamento fomos almoçar no restaurante da Câmara dos Deputados, em seguida participamos de uma audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, onde fomos muito bem atendidos. Temos esperança e confiança que muito em breve nossa vitória chegará, agradeço a todos pelo apoio e carinho depositados na nossa luta, seguiremos caminhando ombro a ombro até o dia da vitória.

Vale destacar que hoje (01/10) às 15 horas aconteceu novamente o Encontro no ‘Monumento ao Nunca Mais’ (foto abaixo), na Cinelândia, uma marca da nossa luta em defesa dos homens e mulheres que lutaram pela democracia para que o retrocesso não volte jamais. Participe conosco dessa iniciativa (segue contato abaixo), toda segunda-feira do mês as Associações de Anistiados e Anistiandos do Brasil promove encontros emocionantes, onde os que lutaram pela democracia e por direitos, em um período de intensa repressão política e social, passam para os mais jovens essa memória de luta, e respeito aos direitos humanos.


Apoie nossa luta pela democracia, inscreva-se:
(21) 2262-8598 – JBS Advogados Associados

*José Bezerra da Siva é advogado de anistiados políticos e coordenador das Associações de Anistiados e Anistiandos do Brasil.