1.10.18

1º DE OUTUBRO, FUNDAÇÃO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA

LUCAS RUBIO -


Há 69 anos, na amurada dessa bela construção atrás de mim (foto), o Presidente Mao Zedong fundava a República Popular da China após anos de luta contra o Japão e os nacionalistas do Kuomintang.

A fundação da República é o ponto de vitória da Revolução Chinesa, um dos maiores e mais libertadores processos revolucionários da História! O Exército Vermelho realizou atos inimagináveis, venceu obstáculos imensos, realizou a Longa Marcha, venceu o Japão e Chiang Kai Shek.

No dia 1º de outubro de 1949, milhares e milhares de trabalhadores, operários e intelectuais lotaram a Praça Tiananmen com bandeiras vermelhas e com seu espírito de Vitória. Todos os olhos e ouvidos concentravam-se com muita atenção para ouvir como as palavras do Presidente Mao balançavam o mundo. Ele chega ao microfone, na tribuna da Cidade Proibida, e grita ao mundo as palavras libertadoras: "A República Popular da China e o Governo Central Popular foram proclamados hoje! O povo chinês se levantou!".

A Praça inteira irrompe em gritos de júbilo e alegria sem fim! Milhares de anos de opressão tinham ficado para trás e o governo popular havia sido estabelecido. Era o ápice da Revolução Chinesa, que alcançava sua vitória total. O antigo governo do Kuomintang, perdedor da guerra civil e que representava os interesses do imperialismo na China, foge para Taiwan.

Em seguida, após o discurso do Presidente Mao, foi realizada uma gigantesca parada militar, que inauguraria uma era de belas cerimônias populares.

Foi uma honra imensa para mim poder visitar essa Praça histórica, testemunha do auge do povo da China, livre após 5.000 anos!

A partir de então, a China embarcaria em décadas de desenvolvimento social e econômico, numa Revolução que influenciou o mundo todo e continua influenciando até hoje. Promoveu a libertação da mulher como nunca antes e trouxe mudanças profundas no país.

GLÓRIAS AO 1º DE OUTUBRO!
GLÓRIAS À REPÚBLICA POPULAR DA CHINA! VIVA O PRESIDENTE MAO!!!

* Lucas Rubio - Presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical