19.10.18

1- PSOL PEDE PARA TSE SUSPENDER FUNCIONAMENTO DO WHATSAPP EM TODO PAÍS; 2- DATAFOLHA CONFIRMA TENDÊNCIA E WITZEL TEM AMPLA VANTAGEM NO RIO

REDAÇÃO -


Segundo o Globo, o PSOL entrou na noite desta quinta-feira com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para restringir funções do aplicativo WhatsApp ou até mesmo a suspensão total da ferramenta em todo o país, a partir do próximo sábado até a votação do segundo turno. A justificativa usada é a disseminação de notícias falsas por meio do aplicativo de mensagens.

“Desde o início das eleições essa Corte já tinha manifestado a preocupação com as chamadas fake news. Apesar da inicial preocupação, a verificação às vésperas do segundo turno de votações é que as notícias falsas não foram controladas, seja pelo TSE, seja pelo aplicativo de mensagens. As notícias falsas, difamatórias, mentirosas e de ódio grassaram país à fora numa quantidade incalculável e ajudaram a definir opções de voto e manifestações de apoio a determinados candidatos”, diz a representação do PSOL.

O partido argumenta ainda que é “necessária e urgente a adoção de medidas para a manutenção da legitimidade do pleito”, e, para isso, cita uma sugestão feita pela Agência Lupa ao WhatsApp, que poderia ser imposta pelo TSE. (via DCM)

***
DATAFOLHA CONFIRMA TENDÊNCIA E WITZEL TEM AMPLA VANTAGEM NO RIO

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) mostra ampla vantagem para Wilson Witzel na corrida pelo Governo do Rio de Janeiro. O candidato do PSC aparece com 61% dos votos válidos enquanto o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) tem 33% dos votos.

O levantamento foi realizado na quarta-feira (17) e quinta-feira (18) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

Confira a pesquisa completa:

Votos válidos
Wilson Witzel (PSC): 61%
Eduardo Paes (DEM): 39%

Votos totais
Wilson Witzel (PSC): 50%
Eduardo Paes (DEM): 33%
Em branco/nulo: 11%
Não sabe: 6%