Via SINPOSPETRO-RJ -
Aconteceu ontem (18) na sede do SINPOSPETRO-RJ a segunda reunião de negociações da Campanha Salarial 2018-2019 dos Sindicatos dos Frentistas do Rio, Niterói e Campos dos Goytacazes, ainda não houve acordo entre as partes.
Os dirigentes que representam a categoria dos trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do RJ negociam com o Sindestado (sindicato patronal) aumento acima da inflação nos salários da categoria. Os patrões ofereceram 2,94% de reajuste, o que não foi aceito pelos representantes dos trabalhadores. Entre as principais reivindicações estão: aumento real, homologação realizada somente no sindicato, reajuste no ticket, participação nos lucros, e de um piso da categoria.
O presidente do SINPOSPETRO-Niterói e Região, Alex Silva, disse que “o momento é de mobilização e atenção de todos os trabalhadores de postos de combustíveis, pois com a união e foco, as solicitações serão atendidas. Temos que reagir e sempre nos lembrar das conquistas, resultado das lutas e perseverança”.
Na primeira reunião, ocorrida dia 10 de maio na sede do Sindestado em Niterói, foram garantidas a manutenção da data-base da categoria, que quer dizer que os trabalhadores receberão as diferenças salariais, mesmo que as negociações se estendam; e dos benefícios elencados na Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, inclusive o ticket, até que sejam celebradas as novas Convenções.
Apesar do difícil momento para a classe trabalhadora, com a nova Lei Trabalhista prejudicando as negociações por todo o país, o aumento do desemprego e a crise econômica, o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, acredita que as negociações avancem e o aumento salarial venha contemplar as necessidades da categoria.
* Daniel Mazola, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ