20.6.18

O PERSONAGEM ELIEZER BATISTA

HELIO FERNANDES -


Estranho e curiosíssimo. Ostentava o titulo de presidente da Vale, mas na verdade era dono e senhor. Fazia o que queria, durante pelo menos 40 anos, a Vale girou em torno dele. Fundou a Caemi, empresa particular do mesmo ramo da Vale. Era um gênio, dominava a comunicação. Em matéria de promoção pessoal, inatingível.

Fazia coisas inacreditáveis. Como presidente da Vale, sem sequer pedir licença morou muito tempo na União Soviética. E não eram  tempos como os de hoje, com o domínio da tecnologia, pode se administrar empresas a quilômetros de distancia. Voltou, ficou algum tempo, fez a grande viagem da sua vida: a Alemanha.

Essa foi demorada, casou com uma alemã. No Brasil e fora do Brasil, teve 7 filhos. Mas na Alemanha, nasceu aquele que cresceria como a sua grande paixão: o próprio Ike. Vibrava quando ele afirmava que era o Homem mais rico do Brasil. E seria o mais rico do mundo. Acreditava mesmo nisso, não pelo dinheiro, e sim sobre a vitoria sobre o mundo.

Nos últimos 10 ou 12 anos, viúvo e vivendo asceticamente, só revivia com as historias que ouvia sobre o Ike: ou as que o próprio Ike lhe contava. Nunca se abandonaram, ao contrario de alguns outros filhos. Moravam na mesma rua, mas não se visitavam.

Foram indenizados antecipadamente, para irem morar no exterior.

PS- Dava gargalhadas estridentes, com o que Ike fazia na vida.

PS2- Mas vibrava mesmo, quando sabia que nas reuniões, Ike falava em alemão com seu belo cachorro.

PS3- Ike lhe contou que era para desafiar e desprezar seus Executivos. 20 deles entraram na justiça contra ele. Eliezer quase chorou de tanto rir.

COPA DO MUNDO

Anfitrião, e a grande surpresa. 2 jogos, duas vitorias, a classificação antecipada. 8 gols a favor, 1 contra. Só vai decidir se será o primeiro ou o segundo da chave ou grupo. Ninguém esperava isso. O Senegal venceu a Polônia na estreia, 2 a 1.