18.6.18

1- CANDIDATO DE DIREITA VENCE NA COLÔMBIA, MAS ESQUERDA TEVE VOTAÇÃO EXPRESSIVA; 2- HILÁRIO: DILMA COMENTA O EMPATE DO BRASIL COM A SUÍÇA [VÍDEO]

REDAÇÃO -


Bogotá — Com mais de 90% das urnas apuradas na Colômbia, o candidato de direita Iván Duque (foto) — discípulo do ex-presidente Álvaro Uribe — é o grande vencedor do segundo turno, com 53% dos votos, confirmando as pesquisas que lhe mostravam como favorito. Seu adversário, o ex-guerrilheiro Gustavo Petro, tem, até agora, 41% dos votos. Os brancos foram de pouco mais de 4%. Com 41 anos, o afilhado político do polêmico ex-presidente se torna assim o mandatário mais jovem eleito na Colômbia desde 1872.

Com pouca experiência política, Duque chegou ao Parlamento por uma lista fechada liderada por Uribe e, embora tenha se destacado no Senado, anaistas dão todo o mérito da vitória ao uribismo. (…)

Seu opositor, Petro, de 58 anos, é um ex-guerrilheiro do M-19, já dissolvido, que defende os acordos de paz e grandes reformas e prometia romper o histórico controle da direita.

Durante a campanha, Duque mostrou-se contrário ao acordo alcançado com as Farc, mas diminuiu o tom ao longo dos meses, e prometeu não reverter o pacto. Petro, por sua vez, apresentou uma série de reformas destinadas a “aprofundar a paz”. Suas propostas de tributação de latifúndios improdutivos, migração para uma economia menos dependente do petróleo e do carvão, empoderamento dos camponeses e críticas às políticas antidrogas atuais preocupavam as elites. (…)
(via O Globo)

***
DILMA COMENTA O EMPATE DO BRASIL COM A SUÍÇA