Via FENEPOSPETRO -
A volta dos dirigentes dos dezesseis sindicatos do Estado nas negociações está agendada para as 14h30 de terça-feira (22), no sindicato patronal Sincopetro, na capital paulista.
Luiz Arraes, presidente da Federação Estadual dos Frentistas (Fepospetro), entidade que unifica a Campanha Salarial abrangente a cem mil trabalhadores com data-base em 1° de março, analisa que Comissão de sete sindicalistas da categoria e dois advogados conseguiu, nas três reuniões em que esteve a frente, cumprir com a sua função de destravar o impasse que se instalou ante a insistência dos patrões em manter inalterada a sua pauta com doze itens de mudanças na Convenção Coletiva.
“A comissão permitiu dar foco à questão da importância de se manter em patamar elevado de representatividade ambas as entidades, e nos entraves jurídicos de inviabilidade da pauta patronal dado o seu potencial negativo para vida do trabalhador” explica Arraes sobre o documento que previa substituir por marmitas o vale-refeição, dar fim às horas extras de 100% paga nos feriados oficiais trabalhados, fixar a jornada de 12×36 horas sem salvaguarda de direitos, entre outros.
Para a reunião desta terça-feira (22) – a oitava rodada – os sindicalistas darão ênfase na discussão do reajuste de salários em percentual acima dos 1,16% – já recusado anteriormente-. Também buscarão manter, junto aos patrões, o entendimento acerca da impraticabilidade da Reforma Trabalhista ( Lei 13.467/17), cujas brechas, na medida em que levam à redução nos salários e na piora das condições ocupacionais colidem com fundamentos da justiça do Trabalho e a também Constitucionais, segundo a própria Anamatra, a Associação Nacional de Juízes do Trabalho. É aberta à participação dos trabalhadores a reunião. O endereço do Sincopetro é Rua Atibaia, num. 282, Perdizes, São Paulo. (fonte: Assessoria de Imprensa da Fepospetro - Leila de Oliveira / Imagem: Janekelly)
* Daniel Mazola, assessoria de imprensa FENEPOSPETRO