O cenário digital, com
tantas tecnologias avançadas, é uma realidade no dia a dia dos nossos filhos.
Hoje é comum usar a calculadora, o computador, o tablete como ferramentas de
alfabetização, associadas aos livros e outros materiais tradicionais. Estamos diante
de uma geração que já nasce conhecedora de certos aparelhos e sabendo manusear
os aplicativos.
É essencial que as
crianças aprendam sobre as novas tecnologias, mas é necessário também o
desenvolvimento do senso de criatividade, autonomia e responsabilidade no uso
destas ferramentas, preparando-as para seus futuros empregos.
Aprender sobre códigos
e decodificação é um processo que começa no cérebro e as crianças tem uma
facilidade muito maior de colocar tudo isso em prática.
A era das telas
No entanto, estamos
relutantes em educar nossas crianças sobre computadores. O tempo gasto nas
telas continua a crescer, e isso a partir da idade muito prematura. Desde
bebês, elas estão expostas à televisão, videogames, tablet, smartphone, e isso
é inevitável. Devemos entender que faz parte de suas vidas diárias. É verdade
que nós, pais, estamos aprendendo sobre esse novo mundo e o comparamos com
muita frequência ao da nossa juventude, onde não tínhamos toda essa tecnologia.
Então, alertamos para o
óbvio. Devemos acompanhar e supervisionar nossos filhos todos os dias nas
atividades que envolvem tecnologia. Se prestarmos atenção, notaremos que
a televisão está cada vez menos presente. Ela tem sido substituída por
computadores ou tablets, que devem ter o seu uso controlado. Da mesma
forma que a criança frequenta uma escola para letramento, deveria frequentar
lugares dedicados à educação de ferramentas digitais. Essa é uma questão
interessante para se pensar.
Como promover seu
desenvolvimento e seu futuro?
É nosso hábito, e
cultura, incluir nossos filhos em aulas de piano, dança ou teatro. Que tal
também ensinar-lhes sobre computadores?
A educação é a essência
para o sucesso individual. Ensinar uma criança desde cedo sobre o mundo digital
é dar-lhe as chaves dos empregos do futuro e educá-las para fazer bom uso dessa
tecnologia.
Criança aprende
brincando. E é desse modo lúdico que ela vai descobrir como tornar pequenas
cenas de ação em seu computador ou tablet, histórias de programas, em
movimentos de seus personagens, suas próprias histórias, e criar eventos
importantes do seu desenvolvimento. Não podemos fugir dessa realidade, mas
precisamos nos atentar para que tudo isso seja aplicado por um programa
educacional e por profissionais que irão mostrar aos seus filhos como usar
corretamente as máquinas do futuro.
O objetivo da educação
tradicional é mobilizar a imaginação, a criatividade e o sentido lógico. Nada
muda quando se trata dessa dinâmica. Mas todas as crianças devem ser treinadas
e aprender sobre códigos de computadores e novas tecnologias? Sim. Aprender
esses fundamentos é essencial para todas as crianças nos dias de hoje. Elas
devem ser capazes de evoluir nesta nova era digital. Muitas escolas já
perceberam isso e querem desenvolver essa cultura moderna, oferecendo esses
aprendizados para os seus alunos.
Alguns centros
educacionais possuem programas de combate ao analfabetismo da tecnologia como
parte dos objetivos da reforma curricular, a exemplo do Sesi Canaã, no estado
de Goiás. A instituição tem avançado bastante na área da robótica e os seus
alunos são condecorados com prêmios importantes. O Sesi tem cumprido o seu
papel de ensinar “os códigos” por tentativa, erro e por meio de exploração,
desenvolvendo nos estudantes o senso de autonomia e adaptabilidade, enquanto se
divertem.
As salas de estudo de
tecnologias são ótimos lugares de trocas, onde a convivência reina suprema e é
o sonho de todos os alunos. Que iniciativas como esta sejam seguidas e
multiplicadas.