REDAÇÃO -
O Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) vai protocolar uma representação na Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra o secretário de Governo, Carlos Marun. O objeto da ação é a suposta tentativa do ministro de coagir governadores e parlamentares com a possível retenção de recursos da Caixa, a apoiar a reforma da Previdência. Para a instituição, esse comportamento fere claramente a lei e os princípios da administração pública.
Na última semana, Marun divulgou nota, numa espécie de “tréplica” aos governadores que reagiram à sua recente declaração de que o governo pressiona gestores estaduais e municipais a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência, em troca da liberação de recursos em financiamentos de bancos públicos, como a Caixa.
“A reação daqueles que querem continuar omitindo a participação do governo federal nas ações resultantes de financiamentos obtidos junto aos bancos públicos só se justifica pela intenção de buscar resultados eleitorais exclusivamente para si”, escreveu o ministro. Marun acrescentou ainda que “estes defendem a equivocada tese de que quem recebe financiamentos pratica ações de governo e que quem os concede, não”.
Sete dos nove governadores do Nordeste enviaram carta aberta ao presidente Michel Temer protestando contra a declaração do ministro. No documento, os governadores prometem acionar política e judicialmente os agentes públicos envolvidos, caso a “ameaça” de Marun se confirme.
Marun diz que assistiu a entrevista que concedeu anteriormente e que sua fala não teria sido bem interpretada. “Assisti à citada entrevista e desafio qualquer um a destacar o trecho em que afirmo que os financiamentos estão condicionados ao apoio à reforma da Previdência”, diz.
Mas em entrevista na terça-feira passada, Marun admitiu que o Palácio do Planalto pressiona os governadores a trabalharem a favor da aprovação da reforma da Previdência em troca da liberação de recursos em financiamentos públicos. (via Estadão)
***
Manifestantes pró-democracia espalham cartazes em Fortaleza, em defesa de Lula
Cartazes em Fortaleza. |
Depois de Belo Horizonte, foi a vez de manifestantes pela democracia do Ceará se manifestarem. Fortaleza, a capital do Estado, amanheceu com muitos cartazes iguais a estes: “Tô com Lula, em defesa da democracia”. Foto de Daniel Pearl Bezerra, publicada no Jornalistas Livres.